TSE e operadoras fecham acordo para dados gratuitos no combate às fakes news

0

O presidente do TSE (Tribunal Superior Eleitoral), Luís Roberto Barroso, assegurou que o acordo anunciado nesta terça-feira, 29/09, com as operadoras de telecom para o acesso gratuito ao site do órgão é fundamental para que o Programa de Enfrentamento à Desinformação com foco nas eleições deste ano ganhe mais dimensão e possa atingir um público maior. A parceria entre as teles e o TSE foi celebrada durante o Painel Telebrasil 2020. Barroso lembrou que boa parte da população de menor poder aquisitivo possui pacote de dados limitados, e se tivesse que pagar para o uso da página, o alcance da iniciativa seria reduzido.

O ministro explicou que o Programa de Enfrentamento à Desinformação faz parte de duas de suas preocupações ao assumir a presidência do TSE: os perigos da pandemia e as fakes news. No caso das notícias falsas, foi montada uma estratégia que passou por um acordo com todas as agências checadoras de notícias para que o resultado de suas análises seja publicado no site do TSE, indicando o que é verdade e o que não é. "Nós temos hoje uma propagação de notícias falsas, muitas vezes articuladas em cadeia e com financiamento para a divulgação de notícias falsas, de campanhas de ódio e desinformação que tanto mal fazem à democracia", observou.

Ainda como parte das ações contra as fakes news, o TSE procurou os responsáveis pelas redes sociais para que consigam apontar rapidamente perfis falsos, robôs e impulsionamento ilegais para que sejam tomadas providências. O programa tem mais de 50 parceiros, entre empresas, associações e partidos políticos.

Mas todas essas ações dependem de uma questão importante, garantir o acesso ao site do TSE do maior número possível de eleitores. As operadoras de telefonia móvel, via a Conexis Brasil Digital, nova marca do SindiTelebrasil, abraçaram o projeto e vão conceder acesso gratuito dos eleitores ao site da Justiça Eleitoral até 29 de novembro, quando se realiza o segundo turno das eleições. Para Barroso, esse tipo de disposição mostra mais uma vez que a pandemia despertou o espírito cívico e patriota das empresas.

Ele lembrou que em relação à sua segunda preocupação, a própria pandemia, o TSE montou uma Comissão Sanitária, com a participação de médicos, que sugeriu o adiamento das eleições para novembro, o que foi feito com apoio imediato do Congresso Nacional. Ao mesmo tempo, para garantir a segurança de todos, a Comissão indicou a necessidade de compra de equipamentos, como álcool em gel, máscaras, face shields e outras. "Se abríssemos uma licitação custaria muito caro e só teríamos o material, talvez, nas eleições de 2022. Então decidimos por uma chamada para a inciativa privada e 30 empresas se comprometeram a doar todos os equipamentos", disse.

Para o setor de telecom, esse espírito de colaboração vem se manifestado desde o início da pandemia, como lembrou Marcos Ferrari, presidente-executivo da Telebrasil. Como exemplo, ele citou o acordo das operadoras com a Caixa Econômica para tráfego gratuito a quem acessa o banco para o auxílio emergencial, a parceria com o Ministério da Saúde para garantir acesso também gratuito para apps e o site com informações sobre a Covid-19 e ainda uma plataforma de calor que ajudou os governos a calcularem o índice de adesão ao isolamento social. "São iniciativas conjuntas que têm uma atuação macro", completou Ferrari.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

This site is protected by reCAPTCHA and the Google Privacy Policy and Terms of Service apply.