Estudo aponta nível da qualidade dos talentos como barreira para o crescimento da economia digital

1

Estudos recentes descobriram que as lacunas na infraestrutura digital e os desafios para as pequenas e médias empresas (PMEs) adotarem as mais recentes tecnologias digitais são vistos como as principais barreiras para o crescimento da economia digital – como apontaram os especialistas do setor no Digital Innovation Day, nesta quarta-feira, 29.

As descobertas se baseiam extensivamente em insights de estudos da Huawei, pesquisas de observadores do setor e analistas como Boston Consulting Group (BCG), entre outros.

A qualidade dos talentos é uma das principais barreiras para o crescimento da economia de inovação impulsionado pelas tecnologias digitais transformadoras, de acordo com os resultados de uma pesquisa da BCG que abrange 1.775 gestores e executivos do setor de TIC. "Com base na pesquisa, a extensão e a qualidade dos talentos digitais de um país parecem ser os fatores-chave para potencializar o crescimento do seu ecossistema de inovação. Além disso, um governo proativo e um setor privado eficaz também são essenciais para o desenvolvimento da economia digital", diz Andrew Williamson, vice-presidente de Assuntos Públicos da Huawei.

Os dados mostram que a economia digital vem crescendo consistentemente mais rápido do que a economia tradicional há alguns anos. A pandemia da COVID-19 acelerou muito essa transição para o digital. Para muitas PMEs têm sido "adotar o digital ou falir".

As estruturas como banda larga fixa, banda larga móvel e computação em nuvem tornaram-se cruciais para o desempenho econômico. Até 2030, espera-se que o 5G contribua entre 2 e 5% do PIB global, a IA com cerca de 15%, enquanto a IoT entre 12% e 15%. Já o blockchain contribuirá com cerca de 4%.

"A convergência de tecnologias como redes, IA e Cloud produzirá um crescimento explosivo no setor digital, e também vemos essas tecnologias unirem forças com avanços tecnológicos no setor de energia renovável", disse Cesar Funes, vice-presidente de assuntos públicos da Huawei América Latina e Caribe.

Alguns governos estão colocando o digital no centro de seus programas de recuperação do crescimento econômico e como impulsionadores para o crescimento nacional da produtividade a longo prazo. A União Europeia, a China e a Coreia do Sul planejam fornecer apoio fiscal substancial ao investimento em infraestrutura digital e novos setores econômicos, como a economia algorítmica, a nova energia e a saúde digital. Williamson também destaca como países como África do Sul, Brasil e Tailândia colocaram em prática políticas e regulamentos de apoio durante a pandemia para facilitar a conectividade digital com aqueles que mais precisavam durante a pandemia.

O quadro de pesquisa baseia-se nas extensas observações da BCG de que a adoção digital leva à inovação que forma um ciclo virtuoso de expansão econômica digital. Isso tem que ser apoiado, no entanto, por um setor privado vibrante e por um ambiente de negócios propício. Mas com base nas histórias de sucesso digital registradas na pesquisa, o mercado não pode resolver por conta própria. Um governo proativo apoiando e engajando-se em todos os itens acima também foi visto como de suma importância.

"As três áreas de desafio de: infraestrutura digital inadequada, adoção de PME atrasada e lacunas de talentos foram, de longe, as mais comumente identificadas como as mais problemáticas em todos os países do estudo. Consequentemente, é provável que sejam os mesmos problemas em todas as jornadas de transformações digitais de cada país. Para quaisquer governos atentos aos recursos e prioridades, sugerimos que focar nessas três áreas primeiro pode impulsionar ainda mais a inovações benéficas apoiadas por esta governança esclarecida", disse Williamson.

Formuladores de políticas, executivos do setor e analistas na edição da América Latina e Caribe do Huawei Digital Innovation Day 2021, pediram esforços conjuntos, formulando estratégias digitais nacionais proativas e oferecendo apoio para que as indústrias adotem tecnologias digitais e cresçam seus pools de talentos locais.

"Para que essa visão ideal se concretize em termos de transformação digital e crescimento inovador, precisamos agir em termos de política, infraestrutura e talento. Em algumas dessas áreas, precisamos de esforços conjuntos tanto do setor público quanto do privado. Ambos desempenham papéis importantes", disse Michael Chen, diretor de comunicações corporativas da Huawei América Latina e Caribe.

1 COMENTÁRIO

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

This site is protected by reCAPTCHA and the Google Privacy Policy and Terms of Service apply.