Publicidade
Início ESG Intelie LIVE ajuda empresas a reduzirem emissão de gás carbono e desperdícios...

Intelie LIVE ajuda empresas a reduzirem emissão de gás carbono e desperdícios no consumo

0
ESG environmental social governance business strategy investing concept. Businessman pressing button on screen.
Publicidade

Em um cenário global de crescente conscientização da sociedade sobre sustentabilidade, o tema vem ganhando relevância também na pauta empresarial. Investidores e clientes já utilizam os parâmetros de Governança Ambiental, Social e Corporativa – o ESG Scorecard – na hora de decidir com quem fazer negócios. A plataforma LIVE da Intelie, empresa brasileira com forte atuação no mercado global de Óleo & Gás, se tornou uma aliada para empresas comprometidas com suas métricas e boas práticas sustentáveis, especialmente nos setores industrial e de manufatura, pois permite que elas aumentem sua eficiência operacional e a gestão de sustentabilidade, que é fundamental para a emissão de títulos verdes – os green bonds – um instrumento financeiro  usado no financiamento de projetos que trazem benefícios ambientais ou causam impacto climáticos positivos. 

O aplicativo de Monitoramento das Utilities, que são água, eletricidade, gás, vapor e ar comprimido, entre outros, permite gerenciar esses recursos em tempo real através de uma série de indicadores-chave de desempenho (KPIs), enquanto a solução de Monitoramento de Desperdícios ajuda a identificar e tomar medidas para reduzir perdas em todo o processo de cadeia de suprimentos, fornecendo uma visão ampla, que vai desde o fornecimento dos insumos e matérias primas até a distribuição e devoluções de vendas. O aplicativo de Monitoramento de Consumo de Combustível e Emissão de Gases, por sua vez, permite que os engenheiros tomem ações preventivas e corretivas para redução da emissão de CO2.  

A solução Equipment Health and Diagnostic Monitoring, que verifica a saúde do equipamento e monitora sua performance, permite otimizar o desempenho de máquinas, prever falhas e planejar manutenções com o intuito de minimizar o tempo não produtivo – ou non-productive time, em inglês – dos equipamentos, os custos de manutenção, e outros desperdícios, como matéria prima, recursos naturais e horas de trabalho das equipes. Em resumo, a LIVE® possibilita manter os mesmos níveis de produção com menor custo, e evita também indisponibilidade de equipamentos, eventualmente reduzindo a necessidade de aquisição ou reposição de peças e equipamentos.
 

“As empresas atualmente consideram a sua pegada de carbono como um ativo gerador de novas fontes de recursos financeiros e, portanto, gerenciam esse ativo com prioridade.  Esse novo ecossistema baseado nos títulos verdes viabiliza a redução do impacto ambiental resultante de suas operações, agregando valor e vantagem competitiva. A tecnologia LIVE ® de Inteligência Operacional da Intelie proporciona o monitoramento em tempo real, criando um retrato tão fiel do momento que permite à empresa identificar estas situações de desperdício e tomar ações corretivas muito rapidamente. Poderiam até mesmo serem resolvidas em tempo real, dependendo do nível de automação da empresa.”, diz Antonio Maia, Parceiro em Desenvolvimento de Negócios da Intelie. 

O Brasil passa hoje pela pior crise hídrica dos últimos 91 anos, com reservatórios trabalhando abaixo da capacidade e escassez de chuva, o que afeta diretamente os custos de todos os produtos e serviços. Além disso, cresce o risco dos apagões, que geram paralisações e grandes prejuízos para todos os setores da indústria. Daí a importância de aplicações tecnológicas que permitem que as empresas façam a gestão adequada do uso de recursos naturais. 

“Só é possível melhorar o que se pode medir e monitorar, e a plataforma Intelie LIVE ® viabiliza o uso de dados operacionais para proporcionar melhorias constantes e crescentes. Podemos levar em conta também que alguns setores são mais complexos e sensíveis do que outros. No caso do segmento industrial, por exemplo, o uso de inteligência operacional pode contribuir no controle de KPIs em tempo real e gerar um consumo mais eficiente de recursos naturais, bem como redução ou até mesmo a eliminação de impactos que poderiam ser irrecuperáveis e onerosos”, afirma Lélio Souza, CEO da Intelie.

SEM COMENTÁRIOS

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

This site is protected by reCAPTCHA and the Google Privacy Policy and Terms of Service apply.

Sair da versão mobile