Hackers russos invadem rede de computadores da Casa Branca, informa jornal

0
0

A rede de computadores da Casa Branca foi invadida nas últimas semanas por hackers que possivelmente seguiram orientações do governo russo, informou nesta quarta-feira, 29, o The Washington Post. Pessoas ligadas à investigação disseram ao jornal americano que houve a interrupção de alguns serviços para que as autoridades pudessem conter a invasão.

Ainda de acordo com as mesmas fontes, não há indícios de que os criminosos conseguiram danificar sistemas de segurança nem roubar arquivos secretos do governo americano. Contudo, a falha só teria sido descoberta após o alerta de um país aliado, emitido há duas ou três semanas. O FBI, a polícia federal americana, o serviço secreto e a Agência de Segurança Nacional (NSA, em inglês) estão envolvidos na investigação.

A Casa Branca não deu detalhes sobre a invasão. "Certamente há uma variedade de agentes que pensam que nossas redes são alvos atrativos e tentam obter acesso a informações sensíveis. Ainda estamos avaliando a atividade que motivou esta preocupação", afirmou um porta-voz.

Segundo um relatório da iSight Partners, uma firma especializada em segurança digital sediada em Dallas, hackers russos aproveitaram uma falha no sistema operacional Windows, ocorrida entre junho e setembro deste ano, para espionar computadores do governo da Ucrânia e de seus aliados no Ocidente e também da Otan.

Além disso, uma companhia de energia europeia, empresas de telecomunicações e uma organização acadêmica dos Estados Unidos também tiveram seus dados expostos. Todos os alvos atacados pelos hackers possuem algum tipo de envolvimento na crise política entre Kiev e Moscou. Não se sabe exatamente quais informações foram roubadas.

Deixe seu comentário