Todo mundo pode ser gerente de projetos?

1

As melhores práticas do mercado e as principais instituições pregam que qualquer profissional com qualquer perfil desde que treinados e inseridos em funções menores nos projetos para adquirirem experiência, poderão assumir as funções de gerenciar projetos.

No mundo real a situação é diferente, determinadas características fundamentais para o sucesso e sobrevivência do gerente de projetos não são aprendidas nos bancos da escola e muitas pessoas por mais treinadas jamais conseguirão desenvolve-las.

Estar à frente de um grupo de pessoas sendo o centro das atenções fazendo uma apresentação causa repulsa e medo em muita gente, ser o centro das atenções apresentando o status de um projeto recebendo questionamentos nem sempre amistosos, conseguir interagir e em muitos casos mudar o clima e a tensão gerada no ambiente, definitivamente é para poucos.

Para os desavisados, interessados em tornar-se gerentes de projetos ficarão assustados ao saber das atribuições estressantes do dia a dia e podem desistir em enveredar na profissão, a boa notícia é que ele pode trabalhar no escritório de projetos sem necessariamente ser exposto ao front dos projetos.

O que pouco se ensina nos bancos das escolas é que um projeto necessita do suporte periódico de um grupo de pessoas que trabalham no back office e suportam o gerente de projetos com as informações necessárias para que ele consiga utiliza-las de maneira assertiva no front dos projetos.

Os leigos acreditam que o gerente de projeto tem tempo para coletar todas as informações necessárias para monitorar a execução do planejamento, definir ações de correção e ainda arrumar tempo de interagir com o cliente, equipe e solucionar todos os problemas que acontecem.

Infelizmente isso não é real, apenas as atividades de negociação e comunicação consomem seu dia, se não existir uma equipe para consolidar e analisar as informações e auxilia-lo nas decisões sem dúvida o sucesso do projeto estará seriamente comprometido.

Portanto a resposta para a pergunta, se todos os profissionais podem ser gerentes de projetos a resposta é sim. O problema será definir onde o profissional deverá atuar em função das suas qualidades e perfil, os mais concentrados, estudiosos e com restrição em relacionamentos de massa poderá com facilidade assumir as responsabilidades do escritório de projetos, do outro lado os com facilidade de comunicação, negociação e que administra bem trabalhar sob alta pressão terá uma boa chances de conseguir excelentes resultados na entrega, gestão e administração do front do  projeto nos clientes.

Alberto Parada, co-fundador do Descomplicado Carreiras (Sistema de orientação de carreira), Colunista e Palestrante especializado em carreiras, atua há mais de 25 anos como executivo no mercado de tecnologia em empresas como: Sênior, IBM, Capgemini, Fidelity, Banespa, e mais de 12 anos como Professor Universitário no Lassu-USP FAAP e FIAP. Formação em administração de empresas e análise de sistemas, com especialização em gerenciamento de projetos e mestrando em Gestão de Negócios pela FIA, voluntário no HEFC hospital de retaguarda para portadores de Câncer.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

This site is protected by reCAPTCHA and the Google Privacy Policy and Terms of Service apply.