CPA, CPL? a performance em mídia vai muito além da conversão direta

0

Já ouvimos muito sobre Custo por Lead (CPL), Custo por Aquisição (CPA) e que muitas campanhas de marketing são desenvolvidas para performance. Porém, a performance em mídia vai muito além da conversão direta e inclui também o branding das empresas. Uma campanha publicitária bem planejada é baseada em estratégias, métricas e objetivos bem definidos.

Primeiro de tudo, antes de pensar em criar uma campanha de marketing de performance, a empresa precisa estabelecer, de forma clara, qual é seu público-alvo e suas metas. Diariamente, nós recebemos algumas demandas e percebemos o quão frequente isso não é definido de forma clara. Esse desconhecimento tem uma consequência – uma campanha que não tem objetivo claro e que não gera resultados efetivos.

Fazendo um panorama geral, percebo que muitas empresas estruturam seu plano de marketing 100% em performance, em conversão e em vendas diretas, mas esquecem de se preocupar de fato com o que mais importa – construir uma imagem e reputação para a marca para poder ganhar credibilidade no mercado. É muito difícil alguém comprar um produto de uma marca desconhecida. Ou seja, é preciso ter cuidado e focar em branding antes de tudo, pois isso é o que representa a essência de uma empresa e como ela será vista e lembrada daqui para frente pelos consumidores e concorrentes.

Não há bons resultados para uma marca sem visibilidade e credibilidade no mercado. Por isso, as empresas deveriam priorizar em suas atuações digitais, uma mídia de branding bem elaborada e estruturada. Se as estratégias forem desenvolvidas de forma correta, as ações de branding podem surtir efeitos quase imediatos de performance, basta que o plano de comunicação seja sólido, focado e amparado em dados, perfis e tendências de mercado. E que a mensuração dele vá além de métricas simples de conversão direta, e leve em consideração o conjunto de fatores que levam o usuário a comprar um produto em determinado momento.

Para finalizar, é fundamental ter um plano de ação bem estruturado para construção de marca e para sua consolidação. Por isso, é importante investir em ações de marketing que ajudem sua marca engajar com os consumidores.

Victor Canô, CEO da Cazamba.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

This site is protected by reCAPTCHA and the Google Privacy Policy and Terms of Service apply.