Service IT anuncia nova divisão de serviços para nuvem

0

A Service IT anuncia uma noca divisão dedicada a suportar migrações e novos projetos baseados nas ofertas de IaaS (infraestrutura como serviço) e PaaS (plataforma como serviço). Além de minimizar os riscos e desgastes da migração, a estratégia é apoiar o desenvolvimento de serviços inovadores e transformação de negócios sustentados em plataformas de nuvem.

Entre outros provedores, a Service IT constitui forte parceria com Oracle que possui diversas ferramentas e serviços para planejamento, migração, gestão e segurança das plataformas empresariais em nuvem. "A contratação de servidores, armazenamento e plataformas como serviço é uma tendência geral. Mas a mudança não se dá com um clique. São processos complexos de decisão e implementação. O suporte especializado evita erros que podem tornar os projetos mais caros ou comprometer os objetivos", explica Iuri Nascimento, head of Cloud Services da Service IT.

A Divisão de Cloud Services foi criada para atender clientes que buscam no parceiro especializado um caminho para facilitar e garantir o sucesso da jornada à nuvem. Segundo Iuri Nascimento, há três motivações básicas que têm levado os clientes a essa opção: perspectiva de redução de custos; novas aplicações; e negócios que precisam de muita escalabilidade e capacidade de expansão rápida.

No que se refere aos aspectos financeiros, o expertise em análise do ambiente, consultoria e arquitetura permite que se chegue à melhor equação em cada caso. "Nossa equipe de Arquitetos de Soluções analisa perfil de uso e orienta o contrato com o menor custo, sem afetar a disponibilidade e o desempenho. Muitas vezes, medidas como desativar instâncias em horários em que aplicação é desnecessária já pesam muito na redução do custo total", menciona o especialista. A Service IT faz ainda avaliações altamente customizadas das vantagens e contrapartidas para cada cliente. Assim, além de otimizar os contratos com os provedores em nuvem, permite opções como esquemas híbridos, em que se combinam as infraestruturas on premise e em nuvem, conforme as condições em cada cliente.

Outra demanda destacada é gerada por projetos que só se viabilizam com o uso de serviços em nuvem, como big data, inteligência artificial ou biometria em massa, que envolvem grandes volumes de dados e carga de processamento. Entre as iniciativas "cloud first" (já concebidas sobre o pressuposto da nuvem) também se incluem os serviços sujeitos a sazonalidades e grandes variações de carga.

Projetos pioneiros

A divisão de Cloud Services já inicia seu trabalho com vários projetos em execução. Entre eles, uma rede de varejo, no qual o cliente requisitou uma alternativa de contingência (disaster recovery) em um modelo de consumo, ou seja, a cliente paga um valor mínimo mensal referente à infraestrutura de DR e escala para o volume necessário em caso de indisponibilidade do ambiente de produção. A Service IT é o primeiro parceiro Oracle da América Latina a suportar esse tipo de operação, em que se replicam os dados e se implementam ferramentas para levantar rapidamente a estrutura de contingência e recuperar as operações sem interrupção.

Em outro caso, uma organização multinacional necessitava de melhorias no desempenho dos serviços para usuários na Europa, que precisam acessar aplicações nos servidores em São Paulo. Foi implementado um esquema de sincronização entre o data center próprio do cliente e uma estrutura em nuvem na Europa. Além de encurtar o caminho de cada sessão, com a substituição de acessos internacionais por acessos locais, esse modelo dá às unidades locais flexibilidade para escalonar os contratos de data center e telecomunicações, conforme suas necessidades, sem afetar a infraestrutura no Brasil. A Service IT foi pioneira nessa implementação, de replicação bidirecional de ambiente de produção.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

This site is protected by reCAPTCHA and the Google Privacy Policy and Terms of Service apply.