A Visa anunciou o lançamento da Visa ID Intelligence, plataforma com a qual emissores, credenciadores e estabelecimentos conseguem adotar tecnologias de autenticação emergentes rapidamente, e criar formas seguras e práticas para os consumidores comprarem, pagarem e fazerem transações bancárias com dispositivos conectados. Disponível por meio da Visa Developer Plataform, a solução oferece tecnologias de autenticação previamente selecionadas de empresas líderes e fácil integração usando as APIs e SDKs da Visa, permitindo que os clientes criem, testem e adotem novas soluções de autenticação.
Segundo projeções, a Internet das Coisas chegará a 20 bilhões de dispositivos conectados até 2020, expandindo exponencialmente os ambientes aptos a funcionar como plataforma comercial, entre os quais, wearables – como anéis e relógios –, assistentes pessoais inteligentes e carros conectados. Muitos desses dispositivos são ativados por voz e não foram criados para operar com senhas comuns; assim, exigem um novo conceito de autenticação, como o reconhecimento do rosto, impressão digital ou voz do usuário, a verificação de documentos, ou a identificação do dispositivo e do usuário. Uma pesquisa realizada pela Visa em 2017, mostrou que 69% dos consumidores dos EUA acreditam que será mais fácil fazer pagamentos usando autenticação biométrica ao invés de senhas.
“Um consumidor se depara com muitos momentos de autenticação ao longo de um dia, seja ao fazer um pagamento, conferir o saldo ou enviar fundos a familiares e amigos”, diz MarkNelsen, vice-presidente sênior de produtos de risco e autenticação da Visa. “Mas os métodos tradicionais de autenticação do consumidor podem gerar frustração ou simplesmente não foram criados para as novas formas de comprar e pagar. Desenvolvemos a Visa ID Intelligence para ajudar a acelerar a criação de soluções de autenticação mais inteligentes e fáceis de usar para qualquer ambiente comercial, para melhorarmos a proteção contra as fraudes e ficarmos mais próximos de um mundo sem senhas”.
Uma pesquisa recente do Grupo Aite constatou que, com o aumento da velocidade e da complexidade das fraudes e dos ciberataques, as instituições e as empresas precisam buscar soluções tecnológicas ágeis e capazes de oferecer segurança e conveniência aos consumidores. Embora muitos concorrentes ofereçam soluções, nem todas são apropriadas para a indústria de pagamento, pois transações financeiras exigem um alto nível de privacidade, segurança e fiscalização regulatória. Instituições financeiras e estabelecimentos comerciais podem adotar soluções eficazes e seguras e acelerar a chegada de seu produto ou serviço ao mercado com uma integração e implementação dinâmica e tendo a Visa como fonte única e confiável. A Visa aprovou previamente os provedores de tecnologia para ter certeza de que eles atendem as expectativas da indústria em termos de segurança e privacidade do consumidor, o que inclui, por exemplo, avaliações de segurança da Visa in loco, testes de penetração e contínuas auditorias de conformidade. A plataforma também simplifica o processo de contratação, o que potencialmente evita que os clientes percam meses negociando.
“As instituições financeiras e os estabelecimentos comerciais estão trabalhando muito para criar experiências digitais modernas e agradáveis”, diz Julie Conroy, diretora de pesquisa da prática de banco de varejo do Grupo Aite. “Ao mesmo tempo, autenticar o consumidor de forma eficaz se torna extremamente importante, dado o cenário de aumento na ameaça cibernética. A boa notícia é que há uma série de tecnologias aptas a ajudar uma empresa a encontrar uma solução vantajosa para todos, oferecendo segurança superior e, ao mesmo tempo, removendo atritos desnecessários”.
Capacidades de autenticação
Hoje, a Visa ID Intelligence trabalha com:
- Documentos de identidade – avalia documentos com foto (ex.: carteira de motorista, passaporte, carteira de reservista) e compara as selfies às fotos desses documentos; ao mesmo tempo, extrai e converte informações dos documentos para o formato digital. Esse processo de autenticação pode ajudar as instituições financeiras ou os estabelecimentos comerciais a tomar decisões mais inteligentes e a fornecer serviços bancários instantaneamente. Ele pode ser usado, por exemplo, na abertura de novas contas e como alternativa às ligações à Central de Atendimento quando o consumidor precisa redefinir uma senha ou substituir um cartão roubado ou extraviado.
- Biometria– permite que os clientes usem a biometria – íris, rosto, impressão digital e voz, por exemplo – para criar experiências de autenticação que vão ao encontro do que os consumidores querem em termos de conveniência, segurança e agilidade. A biometria pode ser usada para fazer login em aplicativos, pagamentos, autenticação por etapas (step-up) e mais.
Em 2018, por meio de parcerias com a Neustar e a ThreatMetrix, as soluções da Visa ID Intelligence chegarão aos dados do usuário e dados de dispositivos para melhorar as tomadas de decisões referentes a identidade digital.