Publicidade
Início Blogueria Os cinco problemas de desempenho mais comuns em aplicativos

Os cinco problemas de desempenho mais comuns em aplicativos

0
Publicidade

Se voltarmos um pouco no tempo chegamos ao ano de 2006, quando a Itália venceu a Copa do Mundo de Futebol. Naquela época, era inovador o uso do monitoramento sintético para medir o tempo de resposta das transações ponta a ponta a partir de Pontos de Presença (PoPs) fixos globalmente. Nos questionávamos sobre como mudar de modos reativos para proativos e conseguir gerenciar problemas de desempenho de aplicativos.

Avançando para os dias de hoje, ainda discutimos sobre o gerenciamento de desempenho proativo para o reativo. A notória agulha no palheiro se tornou a agulha em milhares ou mesmo milhões de palheiros. Vejam só. As abordagens de DevOps e os ciclos de desenvolvimento ágeis que melhoraram o alinhamento com as iniciativas de negócios, também aumentaram drasticamente a taxa de mudança e o risco associado.

Arquiteturas dinâmicas e distribuídas que dependem de microsserviços, contêineres, máquinas virtuais, APIs e serviços em nuvem tornam o monitoramento do ecossistema de aplicativos, a solução de problemas e o entendimento das dependências cada vez mais desafiadoras. Os componentes são constantemente girados para cima e para baixo ou movimentados, dificultando o diagnóstico de problemas especialmente intermitentes ou ambientais.

Estabelecer e rastrear SLAs se torna mais difícil, já que os contratos com provedores não levam em conta a última milha. Abaixo, abordo cinco problemas comuns de desempenho de aplicativos e como podemos abordá-los de maneira proativa, além de apresentar novas maneiras de abordar problemas antigos.

Problema 1: demora para solucionar incidentes em ambientes complexos e distribuídos

O tempo de inatividade e o baixo desempenho de aplicativos críticos têm impacto direto nos negócios. Quando ocorrem problemas de aplicativos, você está pressionado para detectar, isolar e corrigir o problema rapidamente. Mas, com ferramentas específicas de domínio em silos, isso pode levar dias – se não semanas – para isolar e corrigir problemas. Para resolver esses erros complexos e intermitentes é essencial ter todos os dados ao seu alcance. O Big Data do APM (ou seja, todas as transações e metadados do usuário) pode fornecer o contexto que as estratégias de amostragem de transação podem perder. É especialmente útil para solucionar ocorrências em ambientes dinâmicos e distribuídos, como aqueles que utilizam contêineres, microsserviços, máquinas virtuais e serviços de nuvem pública.

Problema 2: você descobre problemas de desempenho de seus usuários

As equipes de TI e DevOps geralmente descobrem problemas de desempenho dos usuários finais depois que o negócio já foi afetado. No entanto, essas equipes precisam detectar as situações de maneira proativa, de modo que estejam trabalhando para isolar e corrigi-las antes que o negócio seja afetado. Embora os usuários internos possam ser insensíveis a esses problemas crônicos, os usuários externos normalmente têm uma seleção maior de fornecedores, sites e aplicativos e podem simplesmente mudar para a concorrência. Para usuários internos e externos, esses problemas podem ter um impacto significativo nos negócios e geralmente só são descobertos depois que os usuários finais relatam uma ocorrência. É por isso que é importante avaliar e monitorar todos os seus aplicativos essenciais aos negócios (Web, celular, etc.) da perspectiva do usuário final e capturar todas as transações em todos os tipos de dispositivos. Dessa forma, você pode detectar problemas antes que os fluxos de receita ou a reputação da marca sejam afetados.

Problema 3: você não consegue descobrir a causa de problemas de desempenho recorrentes ou persistentes

Problemas de desempenho intermitentes e crônicos impactam negativamente a satisfação e a produtividade do usuário final e impedem que as equipes de DevOps se concentrem em novas iniciativas. É aí que a análise – incluindo aprendizado de máquina e inteligência artificial (IA) – é alcançada. Ao contrário dos humanos, eles podem identificar anomalias e padrões em petabytes de dados do APM para revelar rapidamente os problemas mais importantes em conjuntos de dados extremamente grandes. Além disso, novos tipos de visualização podem ajudar você a entender melhor as dependências de aplicativos subjacentes, para que sua equipe possa se concentrar nas correções específicas que terão maior impacto em seus negócios.

Problema 4: novas iniciativas de TI, novos problemas de desempenho de aplicativos

Quando as empresas migram seus data centers para a nuvem, esperam melhorar a flexibilidade, o custo e o controle. Eles não esperam impactar negativamente o desempenho do aplicativo. Ao lançar novos aplicativos ou expandir as implantações existentes, é essencial garantir que o desempenho necessário seja entregue. Também é essencial gerenciar e prever os efeitos das alterações de infraestrutura no funcionamento do aplicativo. No entanto, as empresas geralmente se deparam com problemas imprevistos e não têm a capacidade de definir a atividade da linha de base e destacar os desvios. É por isso que é importante monitorar o aplicativo de ponta a ponta antes, durante e depois da migração, para gerenciar expectativas e minimizar problemas que podem surgir ao migrar para a nuvem ou adotar novas tecnologias.

Problema 5: Silos vs Colaboração

O desempenho não é de responsabilidade de um departamento (Infraestrutura ou Desenvolvimento) e sempre tem grande impacto sobre a operação de TI, pessoal de desenvolvimento de aplicativos e os proprietários de empresas, devido a nova dependência de TI como canal de negócios. Ter bases para o fornecimento preciso de dados sobre erros para a comunidade de TI, facilita o entendimento entre o departamento de operação e desenvolvimento em prol do sucesso da iniciativa/empresa.  Melhorar a capacidade de comunicação e resolução é muito importante entre os dois mundos. Mesmo em relação aos erros, é fundamental sempre buscar evoluir os conceitos e procedimentos de desenvolvimento ágil e sua utilização.

Rosano Moraes, vice-presidente da Riverbed para a América Latina.

SEM COMENTÁRIOS

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

This site is protected by reCAPTCHA and the Google Privacy Policy and Terms of Service apply.

Sair da versão mobile