Publicidade
Início Notícias Negócios Para professor de Direito Tributário, batalha sobre tributação de softwares gera insegurança...

Para professor de Direito Tributário, batalha sobre tributação de softwares gera insegurança às startups

0
Publicidade

Batalha já antiga no âmbito jurídico, a tributação de software volta a figurar entre as pautas de apreciação do Supremo Tribunal Federal (STF), uma vez que não se encaixa tão bem nem no conceito clássico de mercadoria, tampouco no de serviço.

A grande questão gira em torno da necessidade de definição sobre a tributação ocorrer por meio do Imposto sobre Circulação de Mercadorias e Serviços (ICMS), pelo Imposto sobre Serviços (ISS) ou por nenhum dos dois.

Além disso, as discussões judiciais envolvem conflitos com caráter federativo, a decretar se a tributação de software seria uma competência dos estados ou dos municípios. O debate se arrasta por anos e o STF segue sem ter uma solução definitiva. Com o retorno das discussões, as empresas de tecnologia têm pressionado os ministros do Supremo para que analisem os processos que questionam a incidência do ICMS sobre softwares.

Para o professor de Direito Tributário e presidente do Instituto de Estudos Tributários (IET), Pedro Adamy, o debate é prioritário. “Essa definição é urgente, já que as startups estão sofrendo e sendo prejudicadas com uma real insegurança sobre sua operação, e o quanto e a quem pagar. A falta de uma resolução impede investimentos, prejudicando tanto os empreendedores quanto a sociedade”, analisa.

Segundo ele, a realidade atual é que a inovação é constante e a tributação não pode ser um obstáculo a mais na vida dos empreendedores. “O conflito entre estados e municípios também mostra que esse embate tributário é uma situação complexa, é preciso analisar com rapidez e cautela”, pontua.

SEM COMENTÁRIOS

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

This site is protected by reCAPTCHA and the Google Privacy Policy and Terms of Service apply.

Sair da versão mobile