Recife terá laboratório de mobilidade urbana

0

Nesta terça-feira, 29, o Porto Digital e o Sindicato das Empresas de Transportes de Passageiros no Estado de Pernambuco (Urbana-PE) assinaram acordo para a implantação do Laboratório de Inovação Digital em Mobilidade Urbana, que será instalado no prédio do Portomídia. O projeto tem a missão de mapear desafios e oportunidades que propiciem a inovação digital para a mobilidade urbana.
 
O laboratório visa o mapeamento de desafios e oportunidades tecnológicas e a implementação de soluções inovadoras em mobilidade urbana, contemplando temas como  segurança, informações e relacionamento com o usuário, eficiência operacional, bilhetagem e pagamentos, roteamento inteligente, telemetria, entre outros.
 
Serão cinco etapas ao longo de 24 meses, da implantação e operação inicial do laboratório até o desenvolvimento de modelos de negócio e proposição de mudanças regulatórias. Nesse meio tempo, o Porto Digital irá realizar workshops e mapear soluções, assim como prospectar e assessorar na contratação de soluções maduras para os desafios mapeados.

"A Urbana-PE entende que este é um momento crucial para inovar. Precisamos pensar em soluções que impactem na qualidade do transporte público e em novos modelos de negócio para a mobilidade urbana e para o desenvolvimento de cidades sustentáveis e justas. O Porto Digital será um parceiro fundamental neste processo", explica o presidente do Urbana-PE, Fernando Bandeira.
 
Além disso, o acordo tem como princípio a integração do ecossistema de inovação de Pernambuco com as empresas ligadas à Urbana-PE. "O que queremos construir juntos é uma cooperação para enfrentarmos os desafios atuais da mobilidade urbana e transporte de passageiros, além de, com estudos de cenários propositivos realizados em conjunto, antever também o futuro e preparar as companhias para melhor atender a sociedade", aponta o presidente do Porto Digital, Pierre Lucena

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

This site is protected by reCAPTCHA and the Google Privacy Policy and Terms of Service apply.