Relatório global indica que inovação maximiza fortaleza dos bancos de varejo

0

Os bancos de varejo estão lutando para oferecer uma experiência positiva na última milha, à medida que os clientes exigem serviços bancários mais abrangentes e personalizados, de acordo com o World Retail Banking Report (WRBR) publicado hoje pela Capgemini e Efma.
 
"Em uma era de expectativas crescentes dos consumidores, os bancos são desafiados a oferecer a seus clientes uma experiência envolvente e consistente em todos os canais – filiais, web e mobile – e evoluem da abordagem do Open Banking para o mindset do Open X, no qual bancos e players não tradicionais se unem para fornecer serviços bancários que se integrem às experiências digitais", disse Anirban Bose, CEO da Unidade de Negócios Estratégicos de Serviços Financeiros da Capgemini e membro do Conselho Executivo do Grupo. "Os bancos que identificam suas principais capacidades e, em seguida, buscam parcerias com a FinTechs e outros setores de negócios para aprimorar suas ofertas em outras áreas serão os mais bem-sucedidos".
 
O World Retail Banking Report 2019 descreve onde os bancos estão ficando aquém das expectativas dos clientes e as etapas necessárias para se tornarem bancos inovadores.
 
Os principais resultados incluem:

• 75% dos clientes com experiência em tecnologia estão atualmente usando pelo menos um produto financeiro de uma BigTech.

• Os três principais motivos pelos quais os clientes dizem que recorrem a produtos financeiros de players não tradicionais são custos mais baixos (70%), facilidade de uso (68%) e serviço mais rápido (54%).

• Dos clientes que provavelmente trocarão de banco principal nos próximos 12 meses, mais de 80% estão atualmente usando pagamentos, cartões ou produtos de contas bancárias das BigTechs e dos bancos desafiadores ou provavelmente o farão em 3 anos.

• A adoção do sistema de Open Banking tem sido lenta, com apenas 33% dos executivos do setor bancário dizendo que o implementaram efetivamente.

• O Open Banking está evoluindo para se tornar o "Open X", no qual os bancos e novos players não tradicionais se unem para fornecer serviços bancários que se integram a experiências digitais em outros segmentos da vida dos clientes.
 
Para se tornar um provedor de serviços eficiente e voltado para a experiência na era Open X, o relatório recomenda ainda que os bancos precisem se tornar bancos inovadores e criativos que colaborem efetivamente com a FinTechs. Os bancos precisam escolher estrategicamente parceiros que complementem seus portfólios de produtos, aprimoram a prestação de serviços, aumentam as vendas – e trabalham em colaboração. Ao alavancar a colaboração eficaz e ao mesmo tempo maximizar as fortalezas tradicionais, os bancos podem criar uma poderosa vantagem na era do Open X.
 
"Embora a adoção do Open Banking tenha sido um pouco lenta, isto e sua evolução para o Open X são as melhores maneiras de os bancos competirem no cenário de serviços financeiros cada vez mais lotado e diversificado", disse Vincent Bastid, secretário geral da Efma. "O Open X é como os bancos fornecerão a experiência do cliente no futuro, e não se preparar para isso agora resultará em oportunidades perdidas e em menor participação de mercado".
 
A má experiência do cliente pode levar a oportunidades perdidas de receita
Os clientes estão relatando experiências positivas baixas em muitas das interações bancárias, com os aplicativos de empréstimos e hipotecas e a resolução de problemas identificados como o maior atrito (respectivamente 69,3% e 63,7%) e experiências positivas mais baixas (37,7% para aplicativos de hipotecas e 40,3% para a resolução de problemas). Os clientes relataram menor atrito, mas também menor experiência positiva nos estágios iniciais do relacionamento bancário como abertura de conta e coleta de informações, provavelmente devido à falta de soluções omnichannel.
 
Outro exemplo, a maioria dos clientes da geração Y (71,9%) considera os aplicativos móveis como um canal bancário importante, mas apenas alguns (32,9%) relatam uma experiência positiva nesse canal. A experiência ruim nos pontos de contato iniciais e nas transações mais complexas na jornada de um cliente, especialmente na última milha, pode levar a oportunidades perdidas de receita e exigir a criação de uma estratégia omnichannel robusta, cita o relatório.
 
Segundo o relatório, os bancos não estão conseguindo oferecer a experiência que os clientes estão acostumados com as BigTechs e FinTechs. Eles não podem mais ignorar as expectativas elevadas das gerações mais jovens e clientes com conhecimento de tecnologia: menos de um terço dos clientes acredita que seu banco oferece uma variedade de aplicativos financeiros úteis ou recomendações oportunas e relevantes de produtos.
 
Afinal, quando os bancos entregam uma experiência positiva mais alta por meio de canais mais maduros, como a agência e o site, o relatório defende que eles devem garantir uma experiência melhor nos canais digitais cada vez mais populares, como dispositivos móveis e chatbots/assistentes de voz. Já as companhias não tradicionais, que priorizam pontos problemáticos dos clientes como as diferentes formas de pagamentos, cartões e contas bancárias, são os mais vulneráveis a perder clientes para esses participantes da nova era. O WRBR destaca que os bancos podem enfrentar esses desafios concentrando-se no bem-estar financeiro geral do cliente, no lugar de produtos bancários distintos.
 
O Open Banking ajuda as empresas a criar uma experiência mais integrada para os clientes, algo que será vital para reter e satisfazer os clientes. No entanto, como o Open Banking se defronta com "largadas falsas", o WRBR afirma que será fundamental que os bancos deem um passo adiante no futuro, migrando para a fase Open X e focada na experiência.
 
Mudar para o Open X significa que os bancos precisarão mudar a maneira como abordam os fundamentos de seus negócios. O WRBR defende que os bancos precisam deixar de pensar em produtos distintos para se concentrar em oferecer uma ótima experiência geral aos seus clientes. Os bancos precisam abordar o mercado compartilhado buscando parcerias, no lugar de se concentrar em sua própria inovação interna e em silos.
 
No relatório, o "Open X Readiness Index" é um método para medir o status do banco que colabora em quatro pilares: pessoas, finanças, negócios e tecnologia. O WRBR também defende que os bancos precisam mudar de uma mentalidade de conformidade única para uma abordagem orientada a dados para levar o setor ao Open X, o que estimulará a excelência no uso de dados que promove uma troca contínua de recursos, uma experiência aprimorada para os clientes e inovação acelerada de produtos.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

This site is protected by reCAPTCHA and the Google Privacy Policy and Terms of Service apply.