Publicidade
Início Notícias Gestão Com serviços na nuvem, órgãos públicos reduzem burocracia presencial

Com serviços na nuvem, órgãos públicos reduzem burocracia presencial

0
Publicidade

Os portais de serviços públicos receberam muito mais acessos devido à demanda online para concluir processos burocráticos em meio ao isolamento social provocado pela COVID-19. Por conta desse cenário, o uso de sistemas para armazenamento em nuvem, segurança e gerenciamento de dados dos cidadãos por parte desses órgãos também aumentou. A IPM Sistemas, empresa responsável por criar soluções em GRP (Softwares de Gestão Pública), registrou um aumento de 307% no número de novos processos digitais nos primeiros oito meses de 2020 (entre janeiro e agosto) se comparado com o mesmo período em 2019. O índice representa processos abertos exclusivamente pelo Portal do Cidadão / Autoatendimento / App.

Serviços públicos de maneira remota

De acordo com o estudo “PAINEL TIC COVID-19: Pesquisa sobre o uso da Internet no Brasil durante a pandemia do novo coronavírus” realizada pela Cetic.br (Centro Regional de Estudos para o Desenvolvimento da Sociedade da Informação) junto ao CGI.br (Comitê Gestor da Internet no Brasil), os serviços públicos on-line mais buscados ou realizados desde o início da pandemia foram aqueles relacionados ao direito do trabalhador ou previdência social (72%), documentos pessoais (46%), saúde pública (45%) e educação pública (37%). Os dados mostram ainda um aumento no percentual de serviços públicos realizados unicamente pela internet, sem necessidade de uma ida a qualquer posto de atendimento (gráfico abaixo).

Fonte: PAINEL TIC COVID-19 (2020).

Atividades que agora podem ser concluídas facilmente pelo autoatendimento via internet – como emissão de documentos, preenchimento e envio de formulários, e pagamentos de taxas e impostos – tiveram um aumento significativo durante o isolamento social. Com a pesquisa, entende-se que as gestões públicas estão passando por um processo de “desburocratização” por recorrer às ferramentas tecnológicas para aumentar o controle da gestão, facilitar o trabalho de servidores e reduzir a espera dos cidadãos. O aumento no total de processos feitos pelo próprio usuário via computador ou smartphone reflete os dados divulgados pela IPM: a quantidade de documentos digitalizados e armazenados em nuvem nas prefeituras clientes da empresa mais do que dobrou nesse período de oito meses, com um incremento total de 138%.

 “A digitalização dos serviços públicos é uma tendência sem volta. O essencial para atender essa demanda crescente é garantir tecnologia e suporte de maneira interrupta aos portais de serviços à população mesmo com tráfego intenso e, em paralelo, oferecer novas soluções, como o teleatendimento, que desenvolvemos durante a pandemia para humanizar ainda mais o relacionamento cidadão-servidor”, diz o presidente da IPM Sistemas, Aldo Mees.

De acordo com a IPM Sistemas, as pessoas utilizaram 3 vezes mais a plataforma Atende.Net entre janeiro e agosto desse ano. O Atende.Net é um sistema de gestão pública criado pela IPM que tem o objetivo de garantir o acesso aos serviços públicos e o dia a dia da população. O App Atende.Net para prefeituras, por exemplo, é utilizado para a realização de diversos serviços sem que o cidadão precise sair de casa, já que tudo pode ser feito diretamente pelo smartphone. Além de oferecer maior praticidade, a IPM também tem um compromisso com a inclusão; é por isso que o Atende.Net possui recursos para que deficientes visuais possam utilizar o aplicativo sem dificuldade.

SEM COMENTÁRIOS

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

This site is protected by reCAPTCHA and the Google Privacy Policy and Terms of Service apply.

Sair da versão mobile