Como uma plataforma de Cloud Data Management apoia a sua estratégia de Segurança da Informação

0

Os ataques cibernéticos contra empresas de todos os portes e segmentos vem crescendo em volume e sofisticação no mundo todo. No Brasil, a situação não é diferente. Segundo dados divulgados pelo portal Statista, o país é o mais atacado da América Latina, sofrendo 55.97% dos cibercrimes, enquanto o México, em segundo lugar, com 27.86%. Por essa razão, é vital que as organizações se conscientizem da importância de terem uma estratégia de cibersegurança e proteção de dados robusta.

Outubro foi eleito o mês para que as empresas organizassem iniciativas de conscientização sobre o tema ao redor do mundo. Felizmente, o assunto vem ganhando a relevância que precisa, embora seja hora do mercado entender que investir apenas em soluções específicas de segurança não é garantia de proteção. É preciso considerar o contexto todo, incluindo outras tecnologias que apoiam a estratégia de SI, como uma plataforma de Cloud Data Management, e a educação, certamente.

É óbvio que as soluções de Segurança são fundamentais. Não é à toa que os investimentos globais em tecnologias desse tipo vêm crescendo ano após ano. No entanto, é importante ressaltar que, essas soluções visam conter os ataques, dificultar ao máximo que os cibercriminosos adentrem as organizações. Mas e quando elas falham? Se tem algo que já aprendemos, e virou até um clichê no mercado, é que o fato de uma empresa ser atacada não é uma questão de "se", mas de "quando". Ou seja, quando cibercriminosos conseguirem driblar todas as defesas, quem vai apoiá-lo?

Por isso que uma tecnologia de Cloud Data Management, por exemplo, vem a ser um reforço fundamental para a estratégia de Segurança corporativa. Será ela a responsável por manter o negócio operando, enquanto os especialistas lidam com o ciberataque em si. É essa plataforma que permitirá aos gestores acessarem seus dados ou as cargas de trabalho na nuvem (seja ela qual for), com a velocidade que o business precisa, independentemente de onde estejam, para continuarem produzindo.

É essa plataforma que traz mais agilidade e proteção aos dados quando bem associada a recursos de backup e Disaster Recovery, em caso de incidente. Em um cenário de ameaças virtuais capaz de paralisar negócios, a regra clássica do 3-2-1 continua sendo uma orientação primordial, especialmente em tempos de ransomware. Ela recomenda que é preciso haver, pelo menos, três cópias de dados importantes, em pelo menos dois tipos diferentes de mídia, sendo que ao menos uma dessas cópias fique fora do local. A melhor parte é que essa regra não exige nenhum tipo específico de hardware e é versátil o suficiente para lidar com quase todos os cenários de falha

Importante ressaltar ainda que a preocupação com a Segurança da Informação não pode ocorrer apenas em datas específicas. Com os dados sendo o principal ativo das companhias, é imprescindível que as empresas preparem seus colaboradores diariamente por meio de educação e treinamentos, até que se torne parte da cultura da organização. A tecnologia tem um papel relevante, mas o cuidado com os dados será sempre uma obrigação de todos.

Elder Jascolka, country manager Brasil da Veeam Software.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

This site is protected by reCAPTCHA and the Google Privacy Policy and Terms of Service apply.