Publicidade
Início ESG Sistema de compras online de startup brasileira vence concurso internacional

Sistema de compras online de startup brasileira vence concurso internacional

0
Publicidade

A startup brasileira Optimum Supply, criada há dois anos, venceu a edição de 2021 do Decision Analysis Practice Award na categoria melhor aplicação prática (PracticeAward) de análise de decisão. A premiação internacional é oferecida conjuntamente pela Decision Analysis Society (DAS) e pela Society of Decision Professionals (SDP), principais entidades do setor, desde 1999. Este reconhecimento é concedido anualmente à melhor aplicação prática de Análise de Decisão, julgada por um painel de membros de ambas as sociedades. 

“Esse é um prêmio de reconhecimento muito importante para nós, porque são as duas principais sociedades de análise de decisão no mundo, o que mostra o rigor técnico da nossa plataforma”, diz Joice C. Ribeiro Giacon, Chief Operating Officer da Optimum Supply. 

O projeto, que recebeu o prêmio no dia 26 de outubro, no evento anual da INFORMS (The Institute for Operations Research and the Management Sciences), na Califórnia (EUA) é chamado de “Optimum Supply: e-procurement decision analysis platform to maximize the value of strategic sourcing choices”. 

Segundo Giacon, a grande diferença desse sistema em comparação ao que existe no mercado é a capacidade de considerar no processo de escolha de fornecedores dados intangíveis, como práticas de ESG (Environmental, Social and Corporate Governance), além da possibilidade de participação de vários stakeholders no processo de tomada de decisão. 

“A plataforma consegue alinhar a estratégia dos valores da organização com os fornecedores, capturando critérios intangíveis, que são relevantes na tomada de decisão. Na cotação tradicional, o que se leva em conta é apenas preço e alguns pré-requisitos operacionais e técnicos, o que traz um risco grande para a empresa”, afirma Giacon. 

O prêmio comprova o rigor técnico do sistema, especialmente porque a DAS está ligada ao mundo acadêmico. A executiva explica que o grande sucesso da ferramenta premiada foi conseguir fazer uma aplicação dos complexos estudos acadêmicos na área de ciência de gestão e análise de decisão. “Usamos uma metodologia acadêmica para criar um sistema que fosse dinâmico para o dia a dia para as empresas”, explica a COO. 

 “Este sistema de apoio à decisão constitui um novo campo de aplicações na gestão de supply chain para análise de decisão, considerando aspectos de sustentabilidade, intangíveis e estratégicos nas escolhas dos fornecedores. Além disso, sua plataforma online está fornecendo uma nova maneira de conduzir análises de decisão, que é altamente relevante para as comunidades DAS e SDP. A plataforma está integrando totalmente a análise de decisão em processos de decisão organizacionais recorrentes e importantes, aumentando assim a adoção da análise de decisão e reduzindo os custos de configuração das intervenções de análise de decisão”, analisa o júri do prêmio. 

Juntamente com a Optimum Supply, houve outros dois finalistas da categoria Aplicação Prática do Prêmio: um projeto dos Estados Unidos e outro europeu. 

SEM COMENTÁRIOS

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

This site is protected by reCAPTCHA and the Google Privacy Policy and Terms of Service apply.

Sair da versão mobile