A Seal Sistemas criou uma unidade de negócios dedicada à consultoria e customização de tecnologias de comunicação visual, com foco nos conceitos de Digital Signage (DS) e Digital Out of Home (DOOH). Para criar, estruturar e liderar a nova BU, a companhia contratou como diretor da área Christiano Martins.
Com mais de 20 anos de experiência profissional no mercado de tecnologia, incluindo passagens por empresas como IBM e Ricoh, Christiano é formado em administração de empresas pelo Mackenzie, possui pós-graduação em gestão de vendas pela ESPM e MBA Executivo em gestão estratégica e econômica de negócios pela FGV. Já viveu nos EUA e tem vivências corporativas internacionais nos EUA, Holanda, Canadá e Chile.
O executivo chega para ajudar os clientes da Seal Sistemas a extraírem o máximo das tendências de DS e DOOH no varejo e nas agências de mídia. Como seu principal objetivo, Christiano busca posicionar a nova unidade de negócios como uma integradora completa de tecnologia e infraestrutura para o mercado de comunicação visual, entregando soluções de ponta a ponta – inclusive com serviços de consultoria, implementação e suporte técnico – e agregando valor às operações dos clientes.
Expansão de displays
O grande potencial do DOOH, que deve movimentar US$ 54,83 bilhões em 2030, segundo um relatório da Research and Markets, se deve à expansão das telas digitais, da mídia programática e da gestão de inventário com base em audiências e targets. Esse cenário ganha o impulso de inovações como realidade aumentada, realidade virtual, inteligência artificial (IA), machine learning e internet das coisas (IoT), assim como a crescente integração de displays com dispositivos móveis, sensores e outras mídias digitais.
Christiano lembra que o DOOH foi o meio que mais cresceu em investimentos publicitários no Brasil em 2022, quando mais de 60% dos valores aplicados em mídia foram em displays eletrônicos. “O nosso objetivo é aprofundar o desenvolvimento de uma prática avançada e com enorme potencial para otimizar a experiência de compra e impulsionar as vendas, mas ainda muito inexplorada entre os lojistas brasileiros”, afirma.
Escopo da nova BU
A nova unidade de negócios já nasce tendo parcerias estratégicas com marcas renomadas como Leyard, Absen, Samsung e LG. O escopo de serviços inclui consultoria e customização de produtos, serviços de infraestrutura e instalação de equipamentos, venda e locação de equipamentos (por meio de contratos ‘as a service’), além de integração e entrega de diversas tecnologias que compõem o mesmo projeto. A oferta ainda conta com atendimento em todo o Brasil, gestão, monitoramento e manutenção (com acordos SLA) e relatórios apoiados por IA e analíticos.
No futuro, as aplicações de DS e DOOH podem ir além dos mercados de varejo e mídia, tendo potencial inclusive para otimizar a comunicação visual em segmentos como educação e até mesmo em arenas esportivas.
“Com a nova BU de DS e DOOH, estendemos a nossa atuação na cadeia de suprimentos, com foco em aprimorar a comunicação visual e revolucionar a interatividade entre lojistas e compradores. A chegada de Christiano Martins, com toda a sua visão estratégica e foco em inovação e qualidade, representa um importante passo para termos um conjunto de soluções que atendem inclusive às novas necessidades dos varejistas, em meio à crescente digitalização do consumo”, afirma Wagner Bernardes, CEO da Seal Sistemas.