Contran prorroga prazo para adoção de dispositivos antifurto em veículos

0

O Conselho Nacional de Trânsito (Contran), em resolução publicada no Diário Oficial na última sexta-feira, 26, prorrogou o prazo para início da obrigatoriedade de inclusão de dispositivos antifurto em veículos automotivos vendidos no Brasil. A instalação desses dispositivos é considerada a principal estimuladora do mercado de machine-to-machine (M2M) no Brasil.
A operação assistida, que consiste na fase de testes realizados por montadoras e TIVs, empresas que irão oferecer o serviço de rastreamento, teve seu prazo estendido para até 31 de maio de 2011. Anteriormente, a operação assistida deveria terminar no dia 1º de dezembro deste ano, quando começaria a vigorar a obrigatoriedade de parte da frota vendida conter o equipamento. O novo cronograma para automóveis, camionetas, caminhonetes, utilitários, caminhões, ônibus e microônibus é o seguinte: 20% da frota destinada ao mercado brasileiro devem conter o dispositivo antifurto a partir de 31 de maio de 2011; 40%, a partir de 1º de julho de 2011; 70%, a partir de 1º de outubro de 2011; 100%, a partir de 1º de dezembro de 2011.
Para ciclomotores, motonetas, motocicletas, triciclos e quadriciclos, o cronograma passa a ser o seguinte: 5% em 31 de maio de 2011; 15% em 1º de julho de 2011; 20% em 1º de agosto de 2011; 50% em 1º de março de 2012; e 100% em 1º de maio de 2012. Para caminhões-tratores, reboques e semi-reboques não há estágios intermediários: o dispositivo antifurto deve estar presente em 100% das unidades vendidas a partir de 1º de dezembro de 2011.
Os dispositivos antifurto conterão módulos de comunicação de dados GPRS e SIMcards "chapa branca", capazes de serem atribuídos para a rede de qualquer operadora móvel remotamente, através de um integrador a ser escolhido pelo Denatran.
Homologados
Ao longo dos últimos 30 dias, mais algumas empresas foram homologadas pelo Denatran para atuarem como provedoras de serviços de monitoramento e localização de veículos, dentre elas: PST Eletrônica S/A; Ituran Sistemas de Monitoramento Ltda; SIM – Sistema Integrado de Monitoramento Veicular, Patrimonial e Pessoal Ltda; e Car System Alarmes Ltda.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

This site is protected by reCAPTCHA and the Google Privacy Policy and Terms of Service apply.