O uso da modalidade de software como serviço (SaaS, na sigla em inglês), cresceu expressivamente no mundo neste ano, segundo persquisa do Gartner. De acordo com a consultoria, no Brasil, 27% das companhias passaram a utilizar SaaS no último ano. O estudo, realizado entre junho e julho com 556 companhias de dez países das Américas, Europa e Ásia-Pacífico, aponta que 71% das organizações no mundo passaram a utilizar SaaS nos últimos três anos.
Segundo a pesquisa, mais de 80% dos entrevistados no Brasil e nos países da Ásia-Pacífico disseram que terão mais gastos com aplicações SaaS nos próximos dois anos. Globalmente, 77% dos entrevistados esperam aumentar os gastos em SaaS, enquanto 17% planejam manter os investimentos. De acordo com o vice-presidente de pesquisa do Gartner, Charles Eschinger, a popularidade do SaaS tem aumentado significativamente nos últimos cinco anos. "As preocupações iniciais sobre a segurança, tempo de resposta e disponibilidade do SaaS diminuíram para muitas organizações, tornando a adoção mais generalizada", destaca.
Cerca de metade dos participantes da pesquisa na Ásia-Pacífico indicou que a adoção de SaaS foi por conta de novas implantações, enquanto os entrevistados norte-americanos e europeus ressaltaram o forte direcionamento para substituir aplicações existentes na empresa por aplicações SaaS, de acordo com Eschinger. "Na Ásia-Pacífico muitos dos usuários são relativamente novos em negócios com poucos sistemas. Mercados como o dos Estados Unidos e Europa, Oriente Médio, África (EMEA) são maduros em termos de sistemas corporativos e estão começando a usar SaaS como um substituto para aplicações", destacou.