Uber recorre à Justiça na União Europeia para que seja reconhecido como serviço digital

0

O Uber recorreu ao Tribunal de Justiça Europeu em caso que pode ter grandes implicações para a economia baseada em apps em todo o continente. Na terça-feira, 29, o aplicativo de transporte individual de passageiros tentará convencer o tribunal do júri europeu que é um serviço digital, não uma empresa de transporte. O caso pode determinar se startups baseadas em aplicativos devem ter tratamento diferenciado ao das empresas tradicionais, que estão sujeitas rígidas regras de transporte de passageiros.

O caso teve início na Espanha em 2014, após o Uber enfrentar a oposição da indústria de táxis convencionais. O Uber, que foi lançado na Europa há cinco anos, enfrentou forte oposição de companhias regulares de táxis e de algumas autoridades locais, que temem que se crie uma concorrência desleal se a empresa não estiver sujeita às regras locais de licenciamento e segurança.

Os defensores do Uber, no entanto, dizem que as rígidas exigências regulatórias protegem os operadores históricos e impedem a entrada de startups digitais que oferecem arranjos de trabalho mais flexíveis para os trabalhadores da União Europeia, embora sem direitos básicos.

O Uber sustenta que é simplesmente uma plataforma digital que conecta os dispostos dos motoristas com os clientes, e não é um serviço de transporte. No julgamento na Espanha, o juiz procurou posteriormente orientação do Tribunal de Justiça da União Europeia, com sede em Luxemburgo.

Se a decisão do júri caracterizar o Uber como um serviço de transporte, o serviço ficará sujeito a regras mais estritas de licenciamento, seguro e segurança, com possíveis efeitos sobre outras startups, como a empresa de aluguel online de imóveis Airbnb.

O caso atraiu o interesse global. A Holanda, onde a Uber tem a sua sede europeia, a Finlândia, Polónia, Grécia e a Associação Europeia de Livre Comércio (EFTA) apresentaram observações escritas na qual tendem a apoiar o aplicativo. A Espanha, França e Irlanda, no entanto, dizem que o Uber é um serviço de transporte. Uma grande câmara de 15 juízes vai ouvir os argumentos, com mais de 200 participantes, que se inscreveram para a audiência. O The New York Times informa que o tribunal julgará o caso em março de 2017.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

This site is protected by reCAPTCHA and the Google Privacy Policy and Terms of Service apply.