Publicidade

    Clientes preferem receber e-mails e SMS para comunicação de atraso de pagamento

    0
    Publicidade

    A FICO acaba de divulgar pesquisa realizada no Brasil com usuários de serviços bancários. Uma das principais conclusões do levantamento realizado neste ano aponta que o usuário brasileiro prefere ser lembrado sobre pagamentos atrasados via e-mail e SMS e gostaria que os bancos parassem de ligar em seus telefones móveis.

    Atualmente, 17% dos clientes afirmam que os bancos os contatam via telefones móveis, no entanto, este é o canal de contato menos preferido entre os pesquisados, com apenas 10%. A preferência dos usuários é um tanto diversa. Os dois principais canais para recebimento de alertas escolhidos são o e-mail (28%), seguido de perto pelas mensagens de texto (27%). Na terceira posição, aparece a notificação por aplicativo móvel (14%), correio (13%), chamadas no celular (10%) e chamadas para telefones fixos (8%).

    Os resultados mostram que os bancos precisam adaptar sua abordagem de acordo com as necessidades dos clientes brasileiros e que existem muitas oportunidades para evoluir e criar novas maneiras de se comunicar e oferecer serviços de acordo com as preferências e conveniências individuais.

    “Acredito que, cada vez mais, as empresas devem aprender a ouvir as necessidades de seus clientes para atendê-los de forma mais ágil. No Brasil, os clientes estão aderindo rapidamente aos serviços bancários digitais para poupar tempo e obter conveniência e isso deve se intensificar muito no curto prazo”, afirma Alexandre Graff, vice-presidente da FICO para América Latina.

    Uma das principais conclusões da pesquisa também aponta que o brasileiro prefere fazer seus pagamentos utilizando cartão de débito ou transferência eletrônica via aplicativo móvel – mobile banking. Do total de pesquisados, 24% preferiram essa plataforma. Outras opções selecionadas foram e-mail (20%), telefone (16%), site do banco (16%), correio (13%) e, por último, mensagens de texto (12%).

    Os brasileiros também estão entre os maiores usuários mundiais de WhatsApp, com 56% dos participantes da pesquisa afirmando que usam o app diariamente. Dos nove países pesquisados em todo o mundo, um grupo de quatro apresentou índices de uso massivo da plataforma entre os consumidores. Três deles são latinos – Brasil, México e Espanha – e um europeu – Alemanha.

    Enquanto a maioria dos brasileiros disse que não ficaria confortável recebendo avisos de pagamentos atrasados pelas mídias sociais (43%), esse foi o percentual mais baixo dos nove países pesquisados ??globalmente. Por outro lado, o Brasil teve a maior porcentagem de pessoas que disseram que ficariam confortáveis ??ao receber alertas dessa forma (16%).

    “Este foi um resultado realmente interessante para o Brasil. Embora geralmente as pessoas não estejam prontas para usar o canal com esse objetivo, é um ponto de destaque. À medida que as redes sociais amadurecerem, acredito que haverá bancos que irão experimentar as tecnologias com os usuários que preferem esse canal de contato e acham que é o modo mais conveniente para gerenciar as contas pessoais”, conclui Graff.

    A FICO pesquisou 3.600 consumidores, com mais de 18 anos de idade, em nove países do mundo entre junho e agosto de 2017. Os países incluídos são EUA, Canadá, Brasil, México, Espanha, Alemanha, França, Reino Unido e Austrália. No Brasil, a pesquisa foi conduzida com mais de 400 participantes.

    SEM COMENTÁRIOS

    DEIXE UMA RESPOSTA

    Por favor digite seu comentário!
    Por favor, digite seu nome aqui

    This site is protected by reCAPTCHA and the Google Privacy Policy and Terms of Service apply.

    Sair da versão mobile