Pesquisa destaca Inteligência Artificial como tecnologia essencial no futuro do ambiente de trabalho

0

Uma pesquisa encomendada pela Fujitsu revelou que a Inteligência Artificial (AI) será um dos principais fatores na transformação do ambiente de trabalho até 2025. O estudo, feito pela empresa de pesquisa independente Pierre Audoin Consultants (PAC), revelou que muitas das práticas de trabalho, ferramentas de produtividade e ambientes físicos atuais podem desaparecer nos próximos oito anos.

O estudo ressalta também que, embora muitas empresas já se esforcem para se adaptar ao estilo e preferências dos funcionários, elas devem se preparar para uma era em que os trabalhadores estão sempre conectados, o trabalho remoto (também conhecido como home office) e flexível são comuns e os sistemas industriais tradicionais estão ultrapassados e devem ser reinventados.

A Fujitsu encomendou o estudo para explorar quais serão as estratégias eficazes para o ambiente de trabalho em 2025. O documento "Workplace 2025" (Ambiente de trabalho 2025, em tradução livre) destacou as mudanças sociais, evolução tecnológica, impacto ambiental, características de negócios e transformações demográficas como os principais fatores remodeladores do futuro do ambiente de trabalho.

Um dos destaques do estudo é o aumento constante da adoção de IA pelas empresas. Os analistas da PAC preveem que o ritmo de mudança deve continuar a acelerar até 2025 e impactará todos os aspectos dos ambientes de trabalho futuros. A IA já é capaz de conduzir um número de tarefas cada vez maior e começa a ter um impacto de longo alcance em quase todos os aspectos, desde o local de trabalho até como as pessoas vivem e trabalham.

Dentre os benefícios da Inteligência Artificial, o estudo destaca que a tecnologia automatiza tarefas e permite que os funcionários dediquem seu tempo às atividades mais complexas e de valor agregado para as empresas. Dentro dos escritórios, os colaboradores serão alocados de forma dinâmica perto de colegas com quem eles interagem com mais frequência e a tecnologia poderá cuidar de tarefas operacionais como agendamento do calendário e reservas de viagens. Os dispositivos portáteis, por sua vez, ajudarão as pessoas a autenticar dados e obter acesso a informações e sistemas em qualquer lugar, a qualquer hora.

O estudo prevê que as empresas enfrentarão um efeito transformador no local de trabalho, impulsionado por mudanças demográficas, aumento da IA e desaparecimento do ambiente de escritório tradicional. De acordo com o diretor de pesquisa da PAC, Nick Mayes, a maioria das organizações já começou a estabelecer mudanças para o local de trabalho através da introdução de tecnologias – como assistentes virtuais digitais, por exemplo – enquanto a mudança para o ambiente de trabalho "digital", tem sido conduzida por líderes empresariais e de TI.

Essas empresas voltadas para o futuro já têm uma visão para o seu ambiente de trabalho e planejam abraçar o novo papel desempenhado pelos funcionários a partir das mudanças causadas pela inteligência artificial. A Fujitsu recomenda que processos e práticas de trabalho também sejam envolvidos em uma estratégia eficiente para o ambiente de trabalho do futuro, e que a tecnologia seja vista como uma ferramenta para atender às necessidades do negócio, em vez de ser vista como uma solução autônoma. A pesquisa adverte, inclusive, que as empresas devem começar a promover uma cultura de inovação e colaboração, tanto dentro como fora de sua organização, e destaca que a tecnologia desatualizada e as práticas de trabalho ultrapassadas podem sufocar a produtividade e desmotivar os funcionários.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

This site is protected by reCAPTCHA and the Google Privacy Policy and Terms of Service apply.