Publicidade
Início Notícias Comunicações Setor de Energia debate a adoção de fontes alternativas e tecnologias para...

Setor de Energia debate a adoção de fontes alternativas e tecnologias para aumentar a eficiência energética

0
Publicidade

Os principais líderes empresariais e especialistas do mercado de Energia estarão reunidos no dia 8 de dezembro no 5×5 Tec Summit 2021 para debaterem – 20 anos depois do último apagão, em 1992 – as novas tecnologias e seu impacto no segmento, que precisou se adaptar para responder à pandemia e se preparar para a crescente retomada das atividades em todos os setores em meio a uma forte escassez de chuvas, o que leva o governo a acionar as termelétricas, enquanto que a sociedade exige mais investimentos em matrizes renováveis.

A pior seca dos últimos 91 anos, o aumento constante das tarifas e a aplicação de bandeiras tarifárias acendem alerta geral, levando representantes deste mercado fortemente regulado a debaterem alternativas e medidas práticas para acelerar as inovações e aumentar a eficiência energética.

Por sua vez, a adoção de fontes de energia alternativas – como a como eólicas e solar – vem se fortalecendo no Brasil e este será um dos temas principais do 5×5 TEC Summit 2021, que acontece online de 6 a 10 de dezembro, e que irá reunir representantes das principais concessionárias, líderes empresariais e especialistas, com a finalidade de chegar ao fim do encontro com um balanço do cenário energético brasileiro e como as inovações tecnológicas podem auxiliar na redução dos riscos e elevar a capacidade nacional de entrega dos recursos energéticos necessários para manter a economia em funcionamento.

A tecnologia tornou-se crucial para que a sociedade superasse as dificuldades iniciais impostas pela pandemia de Covid-19. Diversos estudos constataram que a súbita necessidade de reação das organizações ao impacto da paralisação de da maioria das atividades econômicas fez com que a inovação se tornasse a palavra-chave para que uma atividade econômica não ficasse pelo caminho. O impacto da pandemia foi devastador: perda de empregos, fechamentos de empresas, aumento das desigualdades sociais de uma lado, e, para boa parte da população restou o trabalho remoto, em casa, em meio a enormes dificuldades de acesso a produtos e serviços. 

Operadoras de telecom investem em fontes alternativas de energia e querem gerar até 80% da energia de baixa tensão consumida por seus prédios, antenas, lojas e equipamentos. Foram convidados para revelar os motivos pelos quais as operadoras de telecomunicação estão investindo em fontes alternativas de energia, mostrando suas estratégias. Está confirmada a participação de  Adilson Gadelha, Diretor Adjunto de Controladoria da Um Telecom; Eduardo Ricotta,  Presidente da Vestas na América Latina; e Hamilton Silva, Diretor de Infraestrutura da Claro.

Concessionárias de Energia e Inovação Aberta – Dirigentes das principais concessionárias foram convidados para debaterem as inovações tecnológicas no setor e revelarem como as novidades estão beneficiando os consumidores e como a população vem contribuindo para o consumo consciente de energia. Para este tema foram convidados Danilo Barbosa, VP Executivo Way2; Eduardo Kodama, Líder de Vendas de Power & Utilities no time de AWS Setor Público; e Paulo Silas Fernandes, SiDi (Instituto de Ciência e Tecnologia) Rosario Zaccaria, head of Infrastructure and Networks São Paulo da Enel. Para completar os debates, serão abordados temas sensíveis à melhoria da produtividade das empresas e como o setor está atuando para reduzir a inadimplência, que sofreu forte elevação durante a pandemia.

Mudanças na iluminação pública. Este é um tema que afeta todas as cidades que pretendem marchar rumo às Smart Cities e que coloca em pauta as novas alternativas para a iluminação pública e os caminhos abertos com a expansão da Internet das Coisas (IoT). A iluminação pública é vital para que as cidades possam garantir maior qualidade de vida aos seus moradores. Para tratar deste tema foram convidados Luca Siqueira – Diretor de Tecnologia da ABCIP; e Vilcen Soave, Diretor Comercial da Signify.

O 5X5 Tec Summit 2021 reservou também uma agenda para os Keynote Speakers, que apresentarão suas análises sobre as expectativas para a produtividade sobre o setor de Energia. São eles: Eduardo Kodama,  Líder de vendas de Power & Utilities no time de AWS Setor Público; e Nelson Stanisci, Gerente de soluções – Huawei Digital Power.

O impacto das tecnologias nos setores de Energia, Entretenimento, Financeiro, Governo e Saúde

Além do setor de Energia, o 5×5 Tec Summit 2021 também vai debater outros setores importantes da economia: Entretenimento, Financeiro, Governo e Saúde e já tem a confirmação da participação do Secretário de Gestão do Ministério da Economia, Cristiano Heckert, do Ministro do Tribunal de Contas da União – TCU, Aroldo Cedraz; Secretário de Governo Digital do Ministério da Economia, Fernando Coelho, do Superintendente da Prodesp, Rodrigo Mauro Ruiz de Matos, do Diretor do ITS-RJ – Instituto de Tecnologia e Sociedade do Rio de Janeiro (ITS), Carlos Affonso de Souza, além de outras lideranças empresas e representativas setores da Energia, Entretenimento Financeiro, Governo e Saúde.

As inscrições para o 5×5 Tec Summit são gratuitas podem ser feitas na página do evento, que também oferece a programação completa em https://www.5x5tecsummit.com.br 

SEM COMENTÁRIOS

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

This site is protected by reCAPTCHA and the Google Privacy Policy and Terms of Service apply.

Sair da versão mobile