Focare quer ampliar participação no mercado de RPA para finanças e telecom

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Em um momento no qual a transformação digital das mais diferentes indústrias se intensifica para atender às expectativas de clientes cada vez mais digitais, bem-informados e críticos, a Focare, consultoria especializada em soluções de RPA (Robotic Process Automation), planeja levar sua experiência para a automação direta de processos dos setores financeiro e de telecomunicações. Trata-se de um momento propício, já que, em agosto, a Gartner publicou um estudo revelando que o mercado de RPA deve alcançar, ainda em 2022, a receita de US$ 2,9 bilhões. Esse número se configura como 19,5% maior que a receita registrada em 2021 do mesmo mercado.

Apesar de ser uma empresa jovem, com seis anos de existência, a Focare tem grande capacidade de inovação e compreensão das mais diversas demandas de aperfeiçoamento digital de processos de negócios. Isto se comprova por já ter em seu portfólio 50 projetos bem-sucedidos de automação para grandes, médios e pequenos contact centers multinacionais, que juntos têm mais de 15 mil usuários e realizam mais de 200 mil processos transacionais por mês.

"Temos uma boa presença no segmento de contact centers, no qual queremos continuar crescendo nos próximos anos. Agora, vamos diversificar e levar nossa expertise para automatizar processos de bancos, financeiras, seguradoras e operadoras de telecomunicações. Isso porque estas companhias têm de executar diariamente muitos processos repetitivos, que podem e devem ser aperfeiçoados, como gestão de consumo (billing), cadastro de clientes, customer experience e cobrança, entre outras atividades de back office", explica Dennis Carezzato, cofundador e diretor técnico da Focare.

Com o uso da tecnologia RPA, as empresas ganham produtividade, eficiência e mais qualidade na gestão dos dados, além de reduzirem custos e os riscos de erro humano. "Nossos projetos permitem que as companhias retirem colaboradores de atividades repetitivas e desgastantes, realocando-os em tarefas mais qualitativas e estratégicas. Com a automação e melhor controle de processos, os gestores conseguem manter o foco no core business, ou seja, na geração de novos negócios e fidelização de seus clientes", ressalta o diretor da Focare.

Segundo Carezzato, esses dois setores-focos são só o início do projeto de expansão da Focare, que está pronta a desenvolver projetos on demand para empresas de outros setores, como recursos humanos, saúde e varejo, por exemplo. "Nós dominamos a tecnologia e somos especialistas em fazer imersões para conhecer os negócios de cada cliente a fim de desenvolver soluções customizadas para que atinjam seus objetivos operacionais e estratégicos", detalha.

Recentemente, nas imersões realizadas uma das principais demandas dos clientes tem sido pela viabilização de projetos de automação híbrida, nos quais os robôs dão suporte à execução das tarefas pelos humanos, melhorando a qualidade de interações e diminuindo riscos de falhas processuais. "Estamos aptos a atender uma ampla gama de necessidades corporativas com agilidade e eficiência, porque temos tecnologia própria e com velocidade de desenvolvimento e adequação aos diversos requisitos, sem depender de APIs de terceiros. Isto significa que, com RPA, a Focare simula o que um profissional faria, sem necessidade de fazer toda uma interface de integração interna em cada cliente, o que nos permite fazer o roll out de projetos inovadores em apenas um mês de trabalho", informa o executivo da Focare.

Soluções da Focare

  • ÚNICO Gente – é uma solução perfeita para gestão de uma grande equipe de colaboradores, pois conta com dashboards para análise dos resultados, funcionalidades para controle da produtividade, integração de todas as ferramentas através de automação por RPA, entre outras tecnologias. É ideal para todos os processos que requerem um ser humano para a tomada de decisões.
  • ÚNICO Bot – realiza processos repetitivos, que não exigem atenção de um profissional. Com ela, a empresa pode ter muito mais eficiência, produtividade e redução de custos, liberando as equipes para atividades mais inteligentes e estratégicas.
  • ÚNICO Home Office – esta solução ajuda na gestão de colaboradores que trabalham remotamente, porque possibilita um acompanhamento próximo do trabalho, mesmo à distância, com monitoramento de tela, voz e acessos, além de total controle dos resultados entregues.
  • ÚNICO Mobile – atende às demandas das companhias que precisam de controle externo, pois traz a gestão para a palma da mão dos gestores e colaboradores, possibilitando o controle dos volumes de vendas, atendimentos e até dos horários de intervalo da equipe externa.

"É importante ressaltar que o ÚNICO não é uma solução pronta, empacotada, é um conjunto de ferramentas, funcionalidades e indicadores de acompanhamento e controle que é personalizado para cada um dos nossos clientes com a apoio de uma equipe de consultores especializados em automação e negócios, que trabalha em sinergia com os profissionais das empresas", esclarece Carezzato.

Como é a estruturação dos projetos da Focare

Os projetos da Focare contemplam quatro passos desde a contratação até a entrega efetiva dos projetos automatizados com o sistema ÚNICO:

  • Assessment (Mapeamento de processos) – é uma imersão da equipe para entender os processos de negócios do cliente e como podem ser melhorados. Isto porque a criação de uma solução começa com conhecimento detalhado do negócio, demandas e desafios. Esta fase consiste em um processo de consultoria, no qual são analisados e mapeadas cada uma das necessidades para oferecer a melhor solução para resolvê-las, sempre atuando em sinergia com os profissionais da empresa-cliente a fim de definir o melhor caminho para entregar se obter maior produtividade e eficiência.
  • Definição do escopo e consultoria – a partir da imersão, a Focare começa a desenhar quais são as funcionalidades existentes ou a serem desenvolvidas do ÚNICO para atender às expectativas da empresa-cliente. Durante esta fase, é mantido um contato estreito com o cliente para que as decisões sejam conjuntas e sinérgicas. Afinal, a solução precisa ser focada em resolver as necessidades específicas, com o máximo de eficiência, redução de custos e diminuição de headcount.
  • Desenvolvimento tecnológico – consiste no desenvolvimento efetivo de ferramentas customizadas para a transformação digital da empresa, com o máximo de qualidade e velocidade no desenvolvimento. Isto porque a solução Único precisa se integrar aos outros sistemas existentes.
  • Monitoramento constante – trata-se do suporte pós-venda, afinal o trabalho não termina com a entrega da solução. Nesta fase, a Focare continua em contato com os gestores da empresa para monitorar a qualidade do desempenho e fazer eventuais ajustes ou já trabalhar em novas evoluções.

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