Após realizar a implantação da plataforma de georreferenciamento Geopixel Cidades que está atuando como integradora de outros sistemas do município e atendendo as secretarias de Habitação, Meio Ambiente, Planejamento Urbano, Obras, Finanças e Negócios Jurídicos, a prefeitura de Barueri está ampliando o uso da solução também para a área da segurança pública.
As 166 novas viaturas que foram entregues nesta sexta-feira (29/11) para a Guarda Civil Municipal (GCM), a Defesa Civil, ambas ligadas à Secretaria de Segurança Urbana e Defesa Social (SSUDS), e à Secretaria de Mobilidade Urbana (Semurb), são equipadas com um aplicativo mobile do Geopixel Cidades que permite o registro de ocorrências em tempo real.
De acordo com o CEO da Geopixel, Fernando Leonardi, o aplicativo mobile agilizará o atendimento das ocorrências, pois permitirá o preenchimento detalhado de todos os dados, a coleta de fotos e de assinaturas.
“O app permite um preenchimento minucioso das informações de que ajudará muito para análises posteriores”, destaca.
Segundo a secretária adjunta de habitação, Dra. Camila Cristina de Oliveira, que é a gestora do contrato do Geopixel Cidades, desde que a prefeitura iniciou o uso da plataforma em outubro de 2022, foi criado um arcabouço técnico e de informações que possibilitou que a Secretaria de Segurança, adote o aplicativo para registro das ocorrências em tempo real, de modo que esses dados sejam inseridos automaticamente no sistema permitindo que os gestores municipais acompanhem o que ocorre em campo, possam visualizar as ocorrências em mapas de calor e tenham acesso a gráficos e dashboards que trarão informações importantes para a elaboração de políticas públicas.
“O georreferenciamento é a base para uma cidade inteligente. Desde a implantação do Geopixel Cidades em Barueri está sendo construída uma base de informações disponível para todas as secretarias do município, que auxilia em questões como regularização fundiária, dados e monitoramento da Defesa Civil para prevenção de riscos, fiscalizações de obras e meio ambiente, planejamento e agora também para a segurança pública”, explica Dra. Camila.
Para que o sistema pudesse auxiliar às diversas secretarias municipais e funcionar de maneira integrada, a Secretaria de Habitação, enquanto gestora do contrato, constituiu o grupo de trabalho inicialmente composto pela Defesa Civil e pelas secretarias de Trânsito e Mobilidade, Meio Ambiente, Planejamento e Urbanismo, Finanças e Obras, além do Centro Integrado de Inovação e Tecnologia – CTI, que foram as primeiras a adotar o uso da solução com o objetivo de otimizar e acelerar o processo de regularização fundiária.
Somente no primeiro ano de utilização da plataforma, o trabalho deu origem a mais de 200 camadas de informação entre plantas, quadras de lote, edificações, plano arbóreo, declividade, uso e ocupação do solo, cadastramento de escolas e UBSs e registros de dados de trânsito, além de mais de 20 certidões municipais com emissão integrada na solução. Isso gerou mais de 450 gigas de informação armazenados em ambiente de nuvem com backup e redundância, que estão disponíveis para uso de todas as secretarias da prefeitura.
“Quando começamos a usar o aplicativo mobile para a regularização fundiária tivemos um ganho muito grande. Antes nas visitas, fazíamos um cadastro no papel e jogávamos no Excel para tratar os dados. Hoje, coletamos em tablets e já subimos direto no sistema com eficiência e celeridade. São essas facilidades que agora estão sendo ampliadas para outras secretarias como Segurança, por exemplo”, conclui Dra. Camila