Publicidade
Início Newsletter (TI Inside) Autenticação é a chave para combater fraudes, afirma especialista

Autenticação é a chave para combater fraudes, afirma especialista

0
Imagem gerada por IA - Adobe Firefly
Publicidade

De acordo com dados da Serasa Experian, somente em setembro deste ano uma tentativa de fraude ocorreu a cada 2,5 segundos no Brasil. Em entrevista à TI Inside Sandro Righi, Head of Fraud Prevention Solutions da Payface, destacou a importância da autenticação robusta como principal ferramenta na prevenção de fraudes bancárias.

De acordo com o especialista, um processo bem estruturado de autenticação reduz significativamente os riscos ao confirmar que as transações estão sendo realizadas pelo verdadeiro titular da conta.

“Uma boa autenticação garante que o cliente tenha o poder de realizar a operação, seja ela uma transferência, alteração de senha ou outro tipo de transação”, explicou Righi. Ele comparou o papel da autenticação ao de um goleiro no futebol: enquanto outras soluções antifraude, como análise de padrões transacionais, funcionam mais tarde no processo, a autenticação age como a primeira linha de defesa.

Fraude vs Golpe

Righi também destacou a diferença entre fraude e golpe, esclarecendo que, no golpe, a engenharia social induz o cliente a realizar transações. “No caso de golpes, como mensagens falsas que simulam um pedido de ajuda de um parente, o cliente realiza a operação acreditando estar ajudando alguém, o que torna a autenticação ineficaz nesse contexto”, afirmou.

Já as fraudes envolvem o uso indevido de credenciais do cliente, como na fraude de identidade, onde o fraudador assume a identidade da vítima para obter crédito ou realizar transações. Para Righi, a prevenção eficaz requer a combinação de múltiplas camadas de segurança, já que o risco zero é impossível de alcançar.

Fraudes emergentes e desafios tecnológicos

Righi também discutiu o surgimento de novas ameaças, como a fraude da “mão fantasma”, onde o fraudador controla remotamente o celular da vítima após infectá-lo com um malware. “É complexo porque a operação acontece no dispositivo legítimo do cliente, dificultando a detecção”, explicou.

Para enfrentar esses desafios, Righi enfatizou a necessidade de constante evolução tecnológica e de educação dos usuários e colaboradores. “A segurança da informação tem um papel fundamental em orientar as pessoas a não clicarem em links desconhecidos ou abrirem anexos suspeitos”, disse.

Apesar dos avanços tecnológicos, ele ressaltou que a fraude é um jogo de “gato e rato”, em que os criminosos buscam continuamente explorar novas vulnerabilidades. “A prevenção de fraudes exige investimento em várias camadas de segurança, sempre acompanhadas de comunicação eficaz e conscientização”, concluiu.

Evento debaterá o tema

A TI Inside realiza anualmente o Cybersecurity Forum, evento que reúne os principais e mais influentes profissionais da área de segurança da informação, debaterá questões como o aumento no volume de ataques, legislação, novos modelos de ataques, e desafios para uma cultura voltada para segurança. O evento presencial será no dia 11 de março, no WTC-SP, e está com inscrições promocionais até 30 de dezembro. Para mais informações consulte o site do evento www.cybersecurityforum.com.br ou fale com Andrea pelo fone/WhatsApp 11-3138-4619.

SEM COMENTÁRIOS

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

This site is protected by reCAPTCHA and the Google Privacy Policy and Terms of Service apply.

Sair da versão mobile