Anonymous promete ataques a bancos brasileiros; Itaú pode ter sido o primeiro

0

Em uma ação batizada de Op Weeks Payment, os grupos hackers Anonymous e AntiSec prometeram ataques a sites de diversos bancos brasileiros nesta semana. O primeiro deles, ao que tudo indica, foi o Itaú Unibanco, cujo site apresentou falhas e os correntistas reclamaram de dificuldades para acessar a página do banco na manhã desta segunda-feira, 30.

Nos perfis @AntiSecBrTeam e @AnonBRNews no Twitter, os grupos divulgaram que o ataque teria durado três horas. Em nota, o Itaú Unibanco afirmou que houve uma "indisponibilidade em seu site durante alguns momentos, mas a normalidade foi retomada em seguida". O banco esclareceu que, diante de tal situação, os clientes devem procurar a instituição por meio de caixas eletrônicos, telefone ou agências.

Não há informações sobre o acesso do grupo a dados dos clientes ou informações do Itaú. Os hackers divulgaram que mais bancos serão atacados até sexta-feira.

Em nota, a Federação Brasileira dos Bancos (Febraban) condenou os ataques por prejudicarem a população que utiliza serviços de internet banking. A entidade afirmou também que os bancos dispõem de mecanismos e contingências, métodos de recuperação de dados em caso de crises, "capazes de inibir eventuais ataques".

A Febraban reforçou sua posição em busca da aprovação do projeto de lei que criminaliza fraudes eletrônicas. Desde 1999, o Projeto de Lei 84/99, de autoria do senador Eduardo Azeredo (PSDB-MG), que tipifica os crimes cometidos pela internet, tramita no Congresso Nacional, mas que até hoje enfrenta muita resistência. Nem mesmo o envio pelo Executivo à Câmara dos Deputados do Projeto de Lei 2126/11, que cria o marco regulatório da internet, obteve consenso.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

This site is protected by reCAPTCHA and the Google Privacy Policy and Terms of Service apply.