Vendas mundias de tablets crescem mais de 50% em 2013

0

As vendas mundiais de tablets totalizaram 217,1 milhões de unidades em 2013, o que representa uma expansão de 50,6% em relação ao ano anterior, quando foram comercializados 144,2 milhões de dispositivos, segundo dados da IDC. Considerando o quarto trimestre, o crescimento foi de 28,2% na comparação com igual período de 2012, totalizando 76,9 milhões de unidades. Já em relação ao trimestre anterior, o relatório identificou um crescimento de 62,4% nas vendas. No entanto, a expansão é drasticamente menor que a apresentada no quarto trimestre de 2012, de 87,1%, em relação ao mesmo período de 2011, indicando uma significativa desaceleração do mercado global.

"Está se tornando cada vez mais claro que mercados como os EUA estão atingindo altos níveis de saturação do consumidor e, enquanto os mercados emergentes continuam a mostrar um forte crescimento, este não foi o suficiente para sustentar as dramáticas taxas de expansão em todo o mundo nos últimos anos", disse Tom Mainelli, diretor de pesquisa da IDC.

De acordo com ranking da consultoria, a Apple mais uma vez liderou o mercado mundial de tablets, com 33,8% de market share, ao embarcar 26 milhões de unidades durante o quarto trimestre, alta de 13,5% em relação aos 22,9 milhões de tablets vendidos em igual período de 2012. Em segundo lugar aparece a Samsung, com 18,8% de participação e 14,5 milhões de unidades vendidas. Em seguida estão a Amazon, Asus e Lenovo, a qual mesmo com apenas 4,4% de share, teve um expressivo crescimento de 325% nos embarques, que saltaram de 800 mil para 3,4 milhões na comparação anual. (veja tabela abaixo):

Top 5: Fabricantes de tablets – Embarques globais e market share no 4º trimestre de 2013 (em milhões de unidades)

Fabricante

Embarques
4º tri 2013

Share 4º tri 2013 (%)

Embarques 4º tri 2012

 Share 4º tri 2012 (%)

2012-2013 Crescimento (%)

Apple

26.0

33.8%

22.9

 

38.2%

 

13.5%

Samsung

14.5

 

18.8%

7.8

 

13.0%

85.9%

Amazon.com

5.8

7.6%

5.9

9.9%

-1.7%

Asus

3.9

5.1%

 

3.1

 

5.1%

25.8%

Lenovo

3.4

4.4%

0.8

1.3%

 

325.0%

Outros

23.3

30.3%

19.5

 

32.5%

19.5%

Total

76.9

100.0%

 

60

100.0%

 

28.2%

Fonte: IDC, janeiro de 2014.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

This site is protected by reCAPTCHA and the Google Privacy Policy and Terms of Service apply.