Publicidade
Início Newsletter (TI Inside) Ministro estimula prefeituras a aderirem o programa Internet para todos

Ministro estimula prefeituras a aderirem o programa Internet para todos

0
Publicidade

O Ministro Gilberto Kassab, do Ministério da Ciência, Tecnologia e Comunicações, tem sido o principal garoto-propaganda do Programa Internet para Todos. No último final de semana, dezenas de prefeitos, vereadores e lideranças políticas das regiões de Guararapes e de Itapeva, no interior de São Paulo, tiveram acesso a detalhes da iniciativa apresentados pessoalmente pelo Ministro.

Provedores regionais garantem crescimento da banda larga fixa em 2017
Segundo ele, o a implantação do Internet para Todos “é rápida e imediata”. O Ministro também afirmou que as cidades que participarão do piloto terão em poucas semanas as antenas instaladas e a conectividade realizada. As demais, terão banda larga nas localidades que hoje não recebem o serviço em dois a três meses”, explicou Kassab.

A iniciativa tem o objetivo de conectar milhares de localidades em todo o país sem acesso à rede mundial de computadores. Para isso, usará a capacidade do Satélite Geoestacionário de Defesa e Comunicações (SGDC), lançado em maio de 2017. Por meio de convênios com os ministérios da Defesa, da Educação e da Saúde, a conexão do equipamento também será usada para monitoramento de fronteiras, conexão de escolas públicas, postos de saúde e hospitais.

No sábado, 27, em Guararapes, Kassab incentivou os prefeitos a participarem do programa, que não terá custo aos municípios. “O que deveria ser pago já foi com o lançamento do satélite. Só nos últimos 18 meses, o governo pagou cerca de R$ 3 bilhões de reais.”

Para as cidades, basta enviar um oficio revelando o interesse em participar do Internet para Todos, indicar o bairro ou distritos que ainda não têm banda larga e definir uma área para a instalação da antena. “A segurança desta pequena área caberá à prefeitura, o custo irrisório da energia elétrica desse equipamento e a isenção do ISS das atividades ligadas ao programa. Portanto, praticamente sem qualquer custo ao município”, explicou o ministro.

Kassab atribui a agilidade do programa no atendimento às prefeituras à simplicidade na instalação dos equipamentos e na tramitação desburocratizada. “Além disso, é rápido porque utilizaremos o satélite. Basta colocar uma antena e a localidade já está com a conectividade realizada em postos de saúde, escola, na agricultura e para a população que terá um custo reduzido para usar a internet.”

SEM COMENTÁRIOS

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

This site is protected by reCAPTCHA and the Google Privacy Policy and Terms of Service apply.

Sair da versão mobile