Cade condena cartel internacional no mercado de unidades de discos ópticos

0

Na sessão de julgamento desta quarta-feira, 30, o Tribunal do Conselho Administrativo de Defesa Econômica (Cade) condenou por unanimidade as empresas Hitachi LG Data Storage e Quanta Storage por formação de cartel internacional, com efeitos no Brasil, no mercado de unidades de discos ópticos (Optical Disk Drives – ODDs). Pelas práticas anticompetitivas, as empresas deverão pagar multas que somam R$ 19,5 milhões.

As ODDs leem e gravam dados armazenados em discos ópticos, tais como CDs, DVDs e Blu-ray, e são usadas em computadores pessoais, CD e DVD players, além de consoles de videogames. Elas podem apresentar diferentes capacidades, funções, tamanhos e mecanismos de carregamento.

De acordo com as investigações, empresas e indivíduos representados no processo trocavam regularmente informações concorrencialmente sensíveis e realizavam acordos bilaterais quanto aos preços e à posição alcançada nas licitações para os principais clientes compradores de ODD.

A conduta, que ocorreu entre 2003 e 2009, causou prejuízos no Brasil tanto às empresas que adquiriram o produto das representadas em escala mundial (Dell, Hewlett-Packard, Samsung Electronics, Asus, Gateway, Acer e Microsoft) quanto aos consumidores finais de bens que utilizavam o produto afetado em seu processo de fabricação.

Leniência e TCC

Em razão da declaração de cumprimento das obrigações de acordo de leniência, o Tribunal do Cade decretou, por unanimidade, a extinção da ação punitiva da Administração Pública em favor dos beneficiários Philips & Lite-on Digital Solutions Corp., Royal Philips Electronics N.V, e Lite-On IT Corporation, além de pessoas físicas ligadas às empresas.

O Conselho também arquivou o processo com relação à Sony Optiarc, dado o cumprimento integral das obrigações arroladas no Termo de Compromisso de Cessação.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

This site is protected by reCAPTCHA and the Google Privacy Policy and Terms of Service apply.