O Grupo J. Macêdon terceirizou seu trabalho de gerenciamento e supervisão dos sistemas de rede e telecomunicações. O projeto foi estabelecido pela Dígitro Tecnologia, que também administra a rede de voz e dados da fabricante, com foco em monitoramento e supervisão
Segundo a empresa, o sistema permitiu uma considerável redução dos "budgets" de assistência técnica e suporte, além de ampliar o índice de disponibilidade dos serviços, já que não precisa mais desviar a atenção dos gestores para questões que não fazem parte da cadeia de construção de lucro das filiais.
Gérson Vendrametto, gerente de infraestrutura do Grupo, relata que já havia a necessidade de melhorar o monitoramento da rede e aumentar a pró-atividade em seus serviços de telefonia. "Antigamente, para resolver um problema, o suporte local precisava entrar em contato com os desenvolvedores de soluções ou com o fornecedor de link. Além da freqüente demora e dos desencontros de atendimento, o acompanhamento contínuo desses processos era muito custoso", diz ele.
"Hoje, a Dígitro utiliza ferramentas e equipes específicas para o monitoramento da rede. Quando se localiza uma falha, abre-se um chamado para solucionamento, que é acompanhado do envio de relatórios com o resumo dos chamados e das ocorrências registradas no equipamentos e nos processos", complementa.
Estrutura
A Dígitro atende as plataformas da J. Macêdo, em nível nacional, e monitora atualmente 18 sites remotos, além do site central localizado em Fortaleza, abrangendo 50 roteadores de tráfego de redes. O serviço também inclui o controle dos Acordos de Nível de Serviço (SLA) do Grupo, garantindo que os serviços contratados com outros fornecedores sejam cumpridos conforme acordado em contrato. Além disso, realiza o gerenciamento de performance da plataforma, incluindo os indicadores de custo e a gestão do TCO (Custo Total de Propriedade) e análises sobre o ciclo de vida dos ativos de comunicação da J. Macêdo.