As médias empresas sempre foram vistas com grande potencial para aumentar a lucratividade dos fornecedores de TI, já trata-se de um segmento que considera a tecnologia essencial para o crescimento do negócio. Entretanto, elas sempre enfrentaram dificuldades para encontrar soluções no mercado que se adequem às necessidades e ao porte do negócio.
É justamente de olho nessa carência que a Oracle apresentou nesta terça-feira, 30, sua estratégia para expandir as vendas da divisão Applications, que inclui os software de gestão empresarial e de CRM. Segundo Sandra Vaz, vice-presidente de vendas de aplicativos da Oracle Brasil, preparar essas empresas para enfrentar a alta competitividade com o desenvolvimento de um plano sustentável é o grande desafio para o crescimento das mesmas. O foco é oferecer produtos e serviços para empresas que apresentem faturamento anual de R$ 50 milhões a R$ 500 milhões para cima.
De acordo com a executiva, as empresas nessa faixa querem implantar soluções onde "não haja custos ocultos e querem simplificação de processos com custos menores e redução no tempo de implantação". Sandra conta que para atender essa demanda, a Oracle conta com 35 parceiros de negócios, com expertise em mercados verticais que conhecem profundamente o negócio do cliente.
Pesquisa feita pela Deloitte, parceira de negócios da Oracle, revela que 83% das empresas na faixa de receita anual de R$ 50 milhões a R$ 500 milhões buscam reduzir custo sem comprometer a qualidade; 70% querem reorganizar o negócio e a estratégia de expansão; e 38% desejam criar ou manter estrutura de governança corporativa.
De acordo com dados a quarta edição da pesquisa "As PMEs que mais crescem no Brasil", da Deloitte, em conjunto com a revista Exame PME, que traçou uma radiografia do middle market em 2009, 72% das empresas que mais cresceram entre 2006 e 2008 apostam no uso da tecnologia para propiciar melhoria ao seu negócio.
A estratégia da Oracle é investir nessas empresas que buscam crescimento rápido e em empresas de origem familiar com grande potencial crescimento que buscam abrir o capital (IPO) ou vender a empresa. De acordo com Sandra, das mil maiores empresas do jornal Valor Econômico, 55% estão na faixa de faturamento de US$ 300 milhões ano, sendo que a milésima da lista teve receita de US$ 120 milhões. "O faturamento não é apenas o único critério, pois existem, por exemplo, empresas familiares que em poucos anos chegaram a mais de R$ 1 bilhão de faturamento anual. E 55% das empresas nessa faixa aumentaram seu investimento em TI em 2009", acrescenta.
Segundo ela, a TI é uma aliada importante nesse processo porque ajuda essas empresas a se organizar sob todos os aspectos, incluindo áreas básicas como contabilidade, fiscal, financeira e RH, entre outros.
Foco
Para esse tipo de mercado, a Oracle oferece a metodologia "Business Acceleration", cujo objetivo é automatizar e simplificar seus processos de negócios, além de agilizar a tomada de decisão. Há quase três anos, foi lançado o Programa Oracle Accelerate para o middle market, que combina os aplicativos e metodologia de implementação para reduzir o tempo de instalação dos software. Hoje, o Oracle Accelerate oferece mais de 300 soluções de parceiros para clientes do middle market e aposta na segmentação da oferta de produtos por indústrias, com destaque para manufatura (sob encomenda ou em série), farmacêutica, eletroeletrônicos, varejo, educação, agronegócios, serviços em geral, mídia, entre outros.
O programa também oferece um novo portal www.midsize.oracle.com para que clientes e parceiros possam selecionar soluções específicas por indústria e por região, bem como ter acesso a uma plataforma de colaboração.
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