O site de compartilhamento de vídeos Vevo pode comprar a rede social MySpace, hoje controlada pelo grupo de mídia News Corp. Segundo fontes ouvidas pelo The Wall Street Journal, que também faz parte do grupo, as conversações ainda estão em fase preliminar, mas dizem que as empresas consideram também a possibilidade de juntar os dois serviços em um só.
Um executivo próximo às empresas declarou ao jornal americano que o principal problema até agora encontrado para a fusão são as estruturas de controle das companhias. O Vevo é uma joint venture entre as gravadoras Sony Music, Universal Music e o grupo de mídia Abu Dhabi Media, dos Emirados Árabes Unidos. O MySpace, por sua vez, tem o MySpace Music, serviço de compartilhamento e reprodução de músicas, que também tem participação das gravadoras que compõem o Vevo.
Nenhuma das empresas quis comentar o assunto, mas o The Wall Street lembra que a News Corp. já tem planos de vender o MySpace desde meados do ano passado. Em fevereiro deste ano, essa intenção tomou proporções mais concretas com rumores de que o banco de investimentos Allen & Co. começou a buscar interessados em comprar a rede social (veja mais informações em "links relacionados" abaixo).
Outro indício que confirmaria a fusão do MySpace e o Vevo seria a intenção do site de relacionamentos de se tornar uma plataforma social de jogos, entretenimento e vídeos. O principal empecilho para essa mudança seria, segundo o jornal, a queda vertiginosa na audiência da rede social. Somente nos Estados Unidos, o MySpace perdeu, em um ano, 44% dos usuários, segundo dados da comScore.
- Fusão