Ciência, tecnologia e inovação integram novos acordos com Índia

0

Brasil e Índia assinaram seis acordos de cooperação, um deles relativo ao Programa Ciência sem Fronteiras, nesta sexta-feira, 30. Na cerimônia, na sede do governo indiano, o primeiro-ministro Manmohan Singh declarou que a parceria com o Brasil foi fortalecida no diálogo que manteve esta semana com a presidente Dilma Rousseff.

No penúltimo dia de sua visita ao país – e primeiro de visita oficial de Estado –, Dilma mostrou entusiasmo com o potencial comercial e de cooperação política e tecnológica. Em busca da ampliação das relações comerciais e econômicas, os governos brasileiro e indiano adotaram uma parceria estratégica que engloba saúde, educação, ciência e tecnologia, defesa, agricultura, programas sociais e ambientais. O objetivo é aumentar o comércio bilateral de US$ 9,12 bilhões, em 2011, para US$ 15 bilhões, até 2015.

O governo incluiu a Índia como um dos destinos do Ciência sem Fronteiras, que tem como meta enviar 101 mil brasileiros a instituições de ensino superior no exterior até 2014. Dentre os Brics, é o segundo destino incluído na lista do programa – o primeiro foi a China. Rússia e África do Sul completam o bloco de cinco países.

Dilma chegou à Índia na terça-feira, 27, onde fica até este sábado, 31. Ela participou da 4ª Cúpula do Brics e ficou no país para a visita oficial. O ministro da Ciência, Tecnologia e Inovação, Marco Antonio Raupp, integra a comitiva presidencial, acompanhado pelo secretário de Política de Informática do MCTI, Virgilio Almeida. Com informações do MCTI.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

This site is protected by reCAPTCHA and the Google Privacy Policy and Terms of Service apply.