Ministério divulga metodologia para auxiliar órgãos públicos na gestão de TI

0

Auxiliar os órgãos públicos a melhorar suas práticas de gestão e governança de Tecnologia da Informação (TI). Esta é a proposta da Metodologia de Gerenciamento de Projetos do Sistema de Administração de Recursos de Tecnologia da Informação (SISP), disponibilizada, nesta sexta-feira, 30, no portal do SISP.

A proposta da publicação do Ministério do Planejamento é fornecer subsídios para os órgãos alinharem os processos de trabalho, criarem a documentação adequada e padronizarem o gerenciamento de projeto de TI por meio de boas práticas na área. “O objetivo é aumentar a eficiência e efetividade em projetos e assim melhorar a governança no setor”, explica Delfino Natal de Souza, secretário de logística e tecnologia da informação.

Para elaborar a metodologia, foram realizadas visitas aos órgãos da administração pública federal. Essas permitiram aos técnicos da Secretaria de Logística e Tecnologia da Informação (SLTI) conhecer a realidade do gerenciamento de projetos nessas instituições, captar as melhores práticas e consolidá-las na metodologia. De acordo com o secretário, a ideia é que a publicação se torne uma referência para as organizações que planejam implantar metodologia de gerenciamento de projetos, podendo criar um escritório específico para a disciplina.

O SISP é a estrutura de governança pública utilizada pelo governo federal para a organização do trabalho, controle, supervisão e coordenação da área de TI na administração direta, autárquica e fundacional. A SLTI é o órgão central do sistema, que conta com a participação de mais de 180 organizações. Para ter acesso à metodologia, é necessário acessar o portal do SISP.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

This site is protected by reCAPTCHA and the Google Privacy Policy and Terms of Service apply.