Starbucks, Audi, McDonald's, Red Bull e American Express são as campeãs em engajamento social, diz estudo

    1

    Entre as grandes marcas com participação ativa nas mídias sociais, a rede de cafeterias Starbucks é a campeã absoluta no quesito engajamento dos seus públicos de interesse. A conclusão é de estudo recente da PhaseOne, empresa especializada em pesquisa analítica.

    O estudo envolveu 22 marcas de seis mercados verticais e considerou três métricas de engajamento: Klout (influência online / "aderência"), netbase (sentimento online) e o "like" do Facebook. As cinco marcas mais bem classificadas, pela ordem, são Starbucks, Audi, McDonald's, Red Bull e American Express.

    De acordo com os especialistas da PhaseOne, as mensagens dessas marcas, em todos os pontos de contato com os seus públicos — para além das mídias sociais –, têm dois aspectos em comum, os quais explicariam o desejo dos usuários de estar associados às mesmas: primeiro, elas refletem consistentemente um "idealized self" ("eu idealizado"); além disso, transmitem grande integração da mensagem com a marca, resumida no que os analistas denominam "Me Statement".

    Tal integração mensagem/marca seria tão completa que a marca se torna, ela mesma, um reflexo do "idealized self", conforme explicam os analistas. O "Me Statement" da Red Bull, por exemplo, seria algo como "Eu mantenho a calma sob pressão e posso vencer qualquer desafio".

    Os especialistas concluem que o que leva as pessoas a se associarem publicamente a uma marca, produto ou serviço é o desejo de enviar aos seus seguidores nas redes sociais a mensagem de como querem ser percebidos. Isso significa, segundo eles, que mensagens que focam motivações privadas ou o "eu privado" (e não o "eu idealizado") podem aumentar vendas, mas não necessariamente conduzem ao engajamento nas plataformas de relacionamento.

    "Nenhuma das marcas que tocou o 'private self' dos usuários alcançou a categoria mais alta em termos de engajamento", diz Lisa Allard, vice-presidente de projetos especiais da PhaseOne. "Em vez disso, descobrimos que os usuários se envolvem com uma marca em mídias sociais com base em como eles querem ser percebidos", completa.

    A vice-presidente esclarece que, enquanto as vendas são, obviamente, o objetivo final, a mídia social suporta esse objetivo reforçando as percepções públicas idealizadas dos clientes existentes, além de motivar outras pessoas levando-as a perceber os mesmos benefícios e a se tornar parte da comunidade e da base de clientes.

     

    DEIXE UMA RESPOSTA

    Por favor digite seu comentário!
    Por favor, digite seu nome aqui

    This site is protected by reCAPTCHA and the Google Privacy Policy and Terms of Service apply.