Publicidade
Início Blogueria Como melhorar o desempenho dos gerentes

Como melhorar o desempenho dos gerentes

0
Publicidade

As atribuições e metas de um gerente variam de acordo com a área de atuação, mas duas são comuns a todos: orientar equipes e designar tarefas. Porém, nem sempre os profissionais que ocupam esta função estão preparados para cumprir as demandas, o que resulta em insatisfação pessoal e cobrança por parte da empresa. O que fazer?

Uma pesquisa da consultoria de desenvolvimento de liderança Zenger/Folkman aponta que 46% dos colaboradores mais infelizes ocupam o cargo de gerente ou supervisor. Outro estudo, da eTalent, mostra quais são as maiores angústias destes profissionais: 68% sofrem por terem que bater metas agressivas, 53% pela responsabilidade de cuidar da carreira dos subordinados, 52% por assumir riscos excessivos, 49% por terem que dominar ferramentas complexas de gestão e também 49% por receio sobre a aceitação da equipe.

Esses dados parecem assustadores, não é mesmo? O gerente é o principal responsável pelo relacionamento da empresa com os clientes. É ele que atua no dia a dia. Se estiver desmotivado, como terá a atenção e os cuidados necessários? Ainda avaliando os estudos citados, é possível perceber que os medos são causados, em alguns casos, por falta de perfil para assumir a posição e, em outras situações, a insegurança vem do despreparo e da ausência de treinamento. Ou seja, a responsabilidade pela insatisfação e até mesmo pelo mau desempenho pode ser da própria organização.

Antes de promover um funcionário espetacular a gerente é preciso avaliar se ele tem perfil para ocupar o cargo. É comum que profissionais que são muitos bons tecnicamente não apresentem a mesma performance ao assumir a gerência. Afinal, esta função exige um bom relacionamento interpessoal, a capacidade de disseminar as informações e competência para tomar decisões. Se não houver estes atributos, a empresa corre o risco de perder um ótimo colaborador para ter um gerente medíocre.

Também vale lembrar que em muitos casos é possível desenvolver as habilidades. É comum que os bons funcionários sejam promovidos sem nenhum tipo de treinamento ou preparação. Algumas pessoas ‘nascem’ prontas para exercer determinadas funções, mas a maioria precisa apenas de auxílio e orientação para aperfeiçoar seus talentos.

Há empresas que ainda têm uma visão antiga de como funciona o mercado de trabalho. Acreditam que o funcionário fica satisfeito apenas com um bom salário e possibilidade de crescimento. Mas hoje, as pessoas buscam satisfação pessoal no ambiente de trabalho. Preocupam-se em desenvolver bem as suas funções e atuar em um ambiente amigável. É importante que saibam o que se espera delas, a importância da função que ocupam para o todo e tenham apoio para se desenvolver.

O cargo de gerente é crítico, pois é uma função intermediária, na qual há um aumento de responsabilidades e também a necessidade de lidar com outro não apenas como colega de trabalho, mas como um subordinado. Por isso, cabe à empresa oferecer aos seus colaboradores meios para que possam desempenhar esta função com segurança, evitando as angústias.

Os processos de desenvolvimento (que vão de um advisoring a um programa de curta ou longa duração) e a implementação do processo de planejamento e estratégia são fundamentais em organizações de todos os portes, de qualquer mercado e para todas as áreas.

Afinal, o capital humano é o principal diferencial que uma empresa pode ter: preparar, mobilizar e direcionar com horizontes de curto e longo prazo são fundamentais para desenvolver foco em resultados. A gestão baseada em competências e os ciclos de Estratégia e Planejamento são ferramentas muito boas para trilhar este caminho. Una os dois!

João Roncati, diretor da People+Strategy.

SEM COMENTÁRIOS

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

This site is protected by reCAPTCHA and the Google Privacy Policy and Terms of Service apply.

Sair da versão mobile