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Quimatec reduz tempo de manutenção de parque de TI

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A expansão dos negócios, somada à necessidade de implementação de um sistema de gestão empresarial, levou a Quimatec Produtos Químicos – fornecedora de antibióticos, bactericidas, clarificantes, desengraxantes, neutralizantes, entre outros, para a indústria sucroalcooleira – a investir na modernização do seu parque de TI. O projeto, que reduziu de 70% para 30% o tempo gasto pela equipe de tecnologia para manutenção do ambiente, envolveu uma solução ponta-a-ponta da Dell, incluindo servidores, sistemas de armazenamento e serviços, além de computadores. Com isso, a empresa ganhou também mais performance, estabilidade e confiabilidade.

O processo de modernização teve início com a troca do parque de computadores instalado na sede da empresa em Araraquara (SP) e, até então, composto por 40 máquinas montadas. Após a análise de diversos fornecedores, a Quimatec optou por padronizar o ambiente de PCs com a migração para equipamentos Dell e que incluíram notebooks Vostro e Inspiron, assim como desktops Dell Optiplex. O passo seguinte foi a aquisição de três servidores Dell PowerEdge T410.

“A maioria dos problemas de TI existentes na época foram resolvidos com a padronização do parque com a tecnologia Dell”, afirma Fabio Alves, gerente de TI da Quimatec. Além da melhoria da performance, ele lembra que um dos ganhos imediatos desse processo foi a redução no tempo gasto pela equipe de TI para manutenção de equipamentos, o que permitiu ao time gastar mais tempo para buscar inovações e melhorias nos processos.

A segunda fase da modernização do ambiente de TI foi motivada pela decisão de implementar o sistema de gestão empresarial (ERP) SAP All-in-One. “Mais uma vez buscamos a parceria da Dell, que enviou profissionais a Araraquara (sede da Quimatec) para que desenhássemos o projeto a quatro mãos”, relata Alves.

O projeto contemplou o data center na sede da empresa e  um site backup na fábrica, localizada a dois quilômetros de distância. O ambiente contemplou oito servidores Dell PowerEdge T410 – com 12 máquinas virtuais – e soluções de armazenamento Dell EqualLogic (PS6100 e PS4100).

“Na fábrica temos três servidores Dell PowerEdge T410 e solução de armazenamento Dell EqualLogic PS4100 fazendo a replicação. Tudo o que acontece no escritório, em cinco minutos, está replicado no ambiente da fábrica”, detalha o Gerente de TI.

Quanto aos resultados obtidos por esse novo ambiente, o executivo ressalta que houve uma maior estabilidade do ambiente de TI – inclusive com as operações funcionando normalmente, mesmo após um apagão de energia na cidade –, mais confiabilidade nos processos de negócio, e um melhor atendimento aos clientes, com a eliminação dos pedidos manuais e atrasos nas entregas.

Do lado de TI, Alves conta que graças à modernização do data center e a contratação do serviço de suporte Dell Support, a equipe tem hoje cerca de 70% das horas mensais dedicadas à melhoria de processos e treinamento de pessoal, contra 30% gastos anteriormente com esse tipo de tarefa estratégica.

“Esse projeto reflete o momento da Dell hoje, totalmente focada no cliente e em oferecer soluções de TI ponta-a-ponta  que contribuam para que as empresas, de todos os portes e setores, tenham sucesso em seus negócios”, afirma Luis Gonçalves, presidente da Dell Brasil.

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