Publicidade
Início Newsletter (TI Inside) CEO da Microsoft prevê que próxima grande inovação terá impacto como telas...

CEO da Microsoft prevê que próxima grande inovação terá impacto como telas touchscreen e a web

0
Publicidade

A próxima grande inovação tecnológica terá “um impacto tão profundo” na vida das pessoas e nos negócios como tiveram as telas sensíveis ao toque (touchscreen) e a web. A declaração foi feita nesta quarta-feira, 30, pelo CEO da Microsoft, Satya Nadella, durante apresentação na Build, conferência anual para anunciar as últimas novidades da fabricante de software, realizada em San Francisco, na Califórnia.

O executivo prevê que isso irá colocar em evidência os chamados chatbots, robôs que utilizam software de redes neurais para elaborar perguntas e respostas, bem mais complexas que seus antecessores. Ele coloca os chatbots na mesma categoria das mudanças de paradigmas provocadas pela interface gráfica do usuário (GUI), os navegadores de internet e as telas touchscreen do iPhone.

Nadella ressaltou que empresas, incluindo Facebook, Slack e a Microsoft, estão investindo pesadamente nesses chatbots, que ele chama de “conversas como uma plataforma”, para o desenvolvimento de sistemas que tornarão a reserva de um voo ou a compra de uma camisa tão fáceis como enviar uma mensagem de texto. “É um conceito simples, mas muito poderoso em seu impacto. Trata-se de tomar o poder da linguagem humana e aplicá-lo de forma generalizada na computação”, disse Nadella.

A Microsoft desenvolveu um chatbot na China, o Xioaice, software de inteligência artificial que tem sido empregado como um chatbot em serviços de mensagens chineses como o Weibo, Line e WeChat, e também usado por uma rede de TV chinesa, a Dragon TV, para interação dos telespectadores com seus programas.

Mais recentemente, a Microsoft desenvolveu o chatbot Tay, um sistema inteligente que rapidamente se transformou em polêmica depois de ter criado tuítes negando o holocausto. A empresa se desculpou pelo tuíte ofensivo, disse que não foi intencional e rapidamente desativou o sistema para fazer “ajustes”.

Nadella acredita que iremos ouvir muito sobre chatbots e sistemas que permitirão conversas como uma plataforma.

SEM COMENTÁRIOS

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

This site is protected by reCAPTCHA and the Google Privacy Policy and Terms of Service apply.

Sair da versão mobile