Publicidade
Início Notícias Gestão 51% dos brasileiros não têm habito de fazer backup dos seus dados

51% dos brasileiros não têm habito de fazer backup dos seus dados

0
Publicidade

A Avast realizou uma pesquisa online para conscientizar sobre a importância da segurança dos dados, especialmente neste Dia Mundial do Backup (31/3). Os resultados da pesquisa revelam que 51% dos brasileiros não fazem backup dos seus dados ou arquivos, arriscando a perda de informações, caso sejam destruídos ou excluídos.

Dentre os brasileiros que não fazem backup dos seus dados, 36% afirmam que não possuem dados ou arquivos importantes o suficiente para fazê-lo. Outras razões apontadas foram:

  • 35% não sabem como fazer backup dos seus dados
  • 23% querem fazê-lo, mas esquecem
  • 11% querem fazê-lo, mas não têm tempo

Dentre os brasileiros que fazem backup dos seus dados, 51% fazem o armazenamento em nuvem, 43% em um disco rígido externo, 23% em uma unidade flash/USB, 17% fazem backup do seu telefone no PC e 5% fazem backup em uma unidade de armazenamento em rede. Quando questionados com que frequência fazem o backup dos seus dados, os brasileiros disseram:

  • Pelo menos uma vez por mês: 43%
  • Continuamente: 12%
  • A cada 1 a 6 meses: 19%
  • A cada 6 a 12 meses: 18%
  • Menos frequentemente do que anualmente: 8%

Com relação aos proprietários de telefones iPhone e Android, os números são os mesmos: seis em cada dez fazem o backup dos seus dados. A frequência com que fazem o backup varia, sendo que 57% dos usuários do iPhone fazendo backup dos dados pelo menos uma vez por mês, enquanto entre os usuários do Android esse percentual é de apenas 43%. Além disso, 14% dos proprietários do iPhone afirmam fazer backup continuamente, já esse percentual entre os proprietários do Android é de 16%.

Os métodos que os usuários do iPhone e Android aplicam para fazer backup dos seus dados variam pouco:

Método de Backup Proprietários do iPhone Proprietários do Android
Armazenamento na nuvem 61% 51%
Disco rígido externo 43% 42%
Unidade USB/Flash 29% 23%
Telefone para PC 29% 24%
Armazenamento em dispositivo de rede 11% 6%

As razões compartilhadas por proprietários dos dispositivos Android e iPhone por não fazerem backup, também variaram um pouco. Os proprietários de iPhone parecem pensar que os seus dados são um pouco mais valiosos do que os proprietários do Android. Apenas 27% dos proprietários do iPhone não fazem backup porque não consideram os seus dados importantes, contra 32% dos proprietários do Android que pensam o mesmo. A porcentagem de proprietários de smartphones que não sabem como fazer backup dos seus dados não varia muito entre os proprietários de iPhone e Android, com 32% e 30% alegando não saber, respectivamente. Os proprietários do iPhone são um pouco mais esquecidos quando se trata de fazer backup dos seus dados, com 32% esquecendo de fazê-lo, em comparação com os proprietários do Android, dentre os quais 23% esquecem de fazer backup. Quando se trata de não ter tempo para fazer backup, 14% dos proprietários de iPhone e 11% dos proprietários de Android alegaram esse motivo.

Consequências de falha no backup

A perda de dados pode ser causada pela exclusão acidental das próprias informações, danos e falhas de hardware, além de malware, tornando-se irrecuperáveis dados tão valiosos como fotos, vídeos, documentos e mensagens, para sempre. O ransomware e outros malwares, como os wipers, podem criptografar ou destruir completamente os arquivos, e não há garantia de que possam ser descriptografados se um resgate for pago. Entre 15 de fevereiro e 15 de março de 2020, o Avast protegeu 7.659 brasileiros de 46.534 tentativas de ataques de ransomware. Os três principais tipos de ransomware durante esse período foram WannaCry, VirLock e Xorist.

“Os resultados são surpreendentes, especialmente a quantidade de pessoas que não fazem backup dos seus dados e arquivos, e a quantidade de usuários que não sabem como fazê-lo. Pode ser que muitos não estejam cientes de que estão fazendo backup, como isso pode estar acontecendo automaticamente, em segundo plano, no entanto, outros podem realmente não estar fazendo backup, pensando que isso não vale a pena. Perder documentos, fotos e vídeos pessoais pode ser uma experiência dolorosa, mas ela não é até que isso aconteça e as pessoas passem a perceber o quão valioso o backup é realmente”, diz Luis Corrons, evangelista de Segurança da Avast. “É importante fazer backup dos dados regularmente, mantendo as memórias capturadas, seja na forma de fotos ou vídeos, seguras e protegidas”.

SEM COMENTÁRIOS

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

This site is protected by reCAPTCHA and the Google Privacy Policy and Terms of Service apply.

Sair da versão mobile