Publicidade
Início Notícias Comunicações Anatel suspende testes de campo de 5G na faixa de 3,5 GHz

Anatel suspende testes de campo de 5G na faixa de 3,5 GHz

0
5G
Publicidade

O Comitê de Uso do Espectro e de Órbita (CEO) da Anatel (Agência Nacional de Telecomunicações) suspendeu os testes de campo do 5G na faixa de 3,5 GHz, que estavam sendo desenvolvidos no Centro de Referência Tecnológica do Grupo Claro, no Rio de Janeiro (RJ). Os testes foram suspensos na semana passada, em razão da pandemia de covid-19, e só deverão ser retomados quando a situação se normalizar.

De acordo com o presidente do CEO e da Anatel, Leonardo Euler, a situação não implica na completa paralisação de todas as atividades relacionadas ao tema. O momento deve ser aproveitado para que os dados coletados na etapa laboratorial sejam processados e alimentem estudos e simulações computacionais, com o fito de aprofundar a análise de convivência entre os sistemas de radiocomunicação.

Euler aponta que é importante que as entidades participantes e os colaboradores continuem mobilizados para incorporar melhorias e aprimoramentos aos equipamentos domésticos de recepção de televisão aberta por satélite (TVRO), bem como projetando e desenvolvendo novos protótipos de equipamentos (LNBF, filtros e transceptores) que tenham características técnico-operacionais mais propícias para a convivência livre de interferências prejudiciais e favoreçam a produção em escala, com preços compatíveis com a solução de mitigação.

Já a Consulta Pública (CP) nº 9/2020, que trata sobre o Edital do 5G, teve o prazo para contribuições prorrogado até às 23h59 do dia 17 de abril de 2020. Como o cronograma especificava a disponibilidade de um relatório preliminar antes do fim do prazo de contribuições, é preciso destacar que não haverá possibilidade de isso acontecer. Quem deseja contribuir com a consulta, no entanto, poderá se valer dos dados os achados laboratoriais anteriormente obtidos nas instalações do CPQD, em Campinas (SP), produzidos antes da deflagração da pandemia.

SEM COMENTÁRIOS

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

This site is protected by reCAPTCHA and the Google Privacy Policy and Terms of Service apply.

Sair da versão mobile