Publicidade
Início Notícias Inovação Sistema detecta cansaço e distração de motoristas pela pálpebras

Sistema detecta cansaço e distração de motoristas pela pálpebras

0
Publicidade

Em segmentos de mercado como a mineração, operações contínuas no ritmo 24/7 são uma tendência no Brasil e no mundo. Nesse cenário, dois desafios se apresentam como sendo os principais: manter a produtividade alta em diferentes horários e preservar a integridade do condutor, principalmente em relação à fadiga. Para a Caterpillar e seu maior revendedor, a Sotreq, a solução está “em um piscar de olhos”.

O Driver Safety System (DSS) oferece informações precisas por meio de uma avançada tecnologia de monitoramento da face. O software registra e mede a abertura da pálpebra (indicadores de sonolência) e utiliza esses dados para determinar a presença de fadiga. Também mede a orientação da cabeça, fornecendo informações sobre a distração do operador ao desviar o olhar da zona desejada. Tudo isso em tempo real.

Com a tecnologia do DSS, é possível saber como está o desempenho dos condutores em todos os momentos durante a jornada de trabalho, entender porque eventos críticos ocorrem e prevenir acidentes, preservando a saúde e a integridade física dos funcionários. Além disso, também tem a capacidade de perceber o sentido que os operadores estão olhando, indicando qualquer ângulo de visão inadequada às operações, apontando eventuais distrações, outro pronto relevante na prevenção de acidentes.

Segundo a Sotreq, o DSS opera de forma “invisível” para o motorista e não altera ou influencia em suas tarefas na cabine. Isso porque é instalado no veículo e não no condutor. O sistema é totalmente automático, sem processo de calibração ou configuração necessária, ou seja, não será necessário nenhum treinamento adicional ou alterações no procedimento operacional padrão da mina.

Alarme

Quando o sistema identifica uma situação de fadiga, emite um alarme sonoro a fim de alertar o operador. Também pode ser acionado um mecanismo de vibração do assento, método mais efetivo fisiologicamente para despertar o operador. Para captar as reações do rosto, o sistema a bordo – DSS IVS é composto por uma pequena câmera montada no painel, que é auxiliada por duas bases com LED infravermelhos que iluminam a face do operador durante períodos noturnos e de baixa luminosidade natural, sem ser visível ao olho humano.

Ao cruzar dados fornecidos pelo GPS incorporado ao equipamento – como velocidade, horário e localização – no momento da ocorrência do problema com o colaborador, o sistema DSS envia os dados até o software de escritório em tempo real (dependendo da disponibilidade e características da rede sem fio para a transmissão). Entre as informações estão as imagens de uma sequência de piscadas em pequenos vídeos de 3 a 4 segundos da área dos olhos (ou da face completa) que podem ser acessados pelo responsável da operação para que ele possa intervir imediatamente a fim de evitar danos e acidentes. Além disso, é fornecido a câmera frontal como opcional. Ela permite identificar, com imagens, o que ocorreu no trajeto do equipamento durante o evento.

A Caterpillar disponibiliza um centro de monitoramento 24 horas para análise e classificação de todos os eventos gerados pelo sistema. Todas as informações são compiladas em um banco de dados que podem ser tratadas e categorizadas. Por meio da avaliação histórica do banco, é possível verificar padrões comportamentais e alterar rotinas que permitam criar estratégias para evitar a fadiga e a distração de operadores.

 

SEM COMENTÁRIOS

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

This site is protected by reCAPTCHA and the Google Privacy Policy and Terms of Service apply.

Sair da versão mobile