Grupo Safira lança plataforma para mercado de energia livre

0

O Grupo Safira, um dos principais do ecossistema de energia do País, reforça seu foco na digitalização, abertura e modernização do mercado de energia com o lançamento do Kantan, sua mais nova plataforma de representação e gestão de contratos no ACL (Ambiente de Contratação Livre). Disponibilizada aos consumidores no modelo SaaS (Software as a Service), ela é única no mercado e pode ser associada com a consultoria dos especialistas do Grupo.

O Kantan, criado em parceria com a empresa de desenvolvimento de softwares BMS Tecnologia, consolida, em um ambiente digital, a gestão de contratos de curto e longo prazos, projeções de carga e os balanços energéticos, conforme os dados oficiais da CCEE (Câmara de Comercialização de Energia Elétrica). Combinadas ao Prisma — plataforma digital do Grupo que municia os clientes com dados sobre meteorologia, projeção de preço, regulação do setor e operação do Sistema Interligado, que ajudam na tomada de decisão para a contratação de energia no ACL –, as funcionalidades do Kantan fazem com que os consumidores estejam amparados em todas as etapas de compra e venda de energia, e na gestão de contratos.

"O Kantan foi concebido para apoiar o consumidor que já tem energia contratada no ACL. Depois de cadastrar os contratos na plataforma, ele poderá acompanhar sua vigência, realizar o balanço energético mensal das empresas, fazer o controle do consumo, avaliar a necessidade de compra, venda de excedente de energia, entre outros indicadores energéticos importantes", explica Raphael Vasques, coordenador de gestão e de inteligência de mercado do Grupo Safira.

A nova plataforma concede mais poder de informação ao consumidor a respeito de seus contratos no ACL, com a visualização do balanço anual mês a mês e a projeção de carga, um levantamento de dados estatísticos para estimar o consumo futuro, com base no histórico. "Partindo da gestão dos contratos pelo Kantan a consultoria do Grupo Safira pode se recomendar ao cliente as melhores janelas de contratação e de venda, no caso de sobra de energia", observa Vasques.

O Kantan foi criada para atender grandes, médias e pequenas unidades consumidoras, até mesmo as residenciais, no futuro, com custos acessíveis a todas as faixas de consumo, e já considerando a abertura de mercado e a possibilidade de qualquer consumidor, de alta e baixa tensão, usufruir da portabilidade da conta de luz prevista no PL 414/21.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

This site is protected by reCAPTCHA and the Google Privacy Policy and Terms of Service apply.