A HostDime, empresa global de data center, com sede no Nordeste, anuncia a construção de uma usina de energia solar fotovoltaica na zona rural do município de Pilar (Paraíba), localizada a 55 km da capital. Com esse projeto, a empresa pretende atender a demanda atual do data center e mais 29% da expansão esperada para 2022 e vai resultar em uma economia de aproximadamente R$ 800 mil já no final do primeiro ano de implantação.
Nessa primeira fase de construção foram utilizados 12 mil m² para a instalação de 2002 módulos fotovoltaicos de 540 Wp. O investimento inicial para essa instalação é de R$ 5.5 milhões e a geração de energia atende a 129,46% do consumo atual da empresa. A área adquirida para o projeto é superior a 5 hectares, fundamental para atender à demanda do data center da HostDime, localizado na cidade de João Pessoa.
A equipe de engenharia da HostDime adotou a tecnologia MLPE (Module Level Power Eletronics, que traduzido pode ser definido como Eletrônica de Potência à Nível de Módulo). Essa tecnologia oferece uma série de benefícios importantes, incluindo o aumento do rendimento de energia devido à tolerância ao sombreamento e eliminação do mismatch, bem como maior confiabilidade e flexibilidade de projeto da instalação fotovoltaica.
No primeiro momento, a usina terá potência instalada de 1.081,08 kWp, com geração prevista de 122.500 kWh médio por mês. Segundo dados do Laboratório de Eficiência Energética em Edificações, isso é equivalente ao consumo mensal de mais de 800 residências brasileiras. Todo este investimento coloca a HostDime Brasil como uma empresa pioneira na utilização total de energia própria no país.
"Um Data Center é um grande consumidor de energia. Conseguir converter 100% desse consumo por uma fonte limpa e renovável é motivo de alívio para a organização, pois é tecnologia aliada à sustentabilidade. Todos os nossos Data Centers próprios seguirão este padrão como meio de contribuir para um mundo mais consciente de suas responsabilidades", afirma Filipe Mendes, CEO da HostDime.
Pensando na responsabilidade social
Por ser um projeto de grande porte a empresa se certificou em adotar critérios ambientais e medidas de sustentabilidade para a construção da usina. A localização do empreendimento é uma área já desmatada e sem restrição de preservação. Por conta do projeto usar energia limpa, renovável e própria, irá contribuir para que o data center da cidade João Pessoa não utilize mais energia de termelétricas, que fazem uso de combustíveis fósseis, altamente poluentes e causadoras de sobrepreços nas faturas de energia dos consumidores.
Além disso, as boas práticas sustentáveis fazem parte da cultura da HostDime Brasil. No que se refere ao dia a dia do escritório, já é adotado o descarte responsável de lixo eletrônico, não é utilizado material descartável (evitando a geração de lixo desnecessário) e todo o time conta com conversas e treinamentos de práticas sustentáveis que precisam exercer.
"A empresa também conta equipamentos com selos de sustentabilidade e possui uma estrutura em steel frame e drywall composta de paredes com sete camadas, que geram economia de energia na climatização. Queremos pensar em todos os pontos, para que consigamos ter, de fato e por completo, uma estrutura que não impacte as próximas gerações", finaliza Mendes.