Publicidade
Início Comunicações Mobile CIOs revelam que 40% do orçamento no ano estão empenhados em projetos...

CIOs revelam que 40% do orçamento no ano estão empenhados em projetos de mobilidade

0
Publicidade

O orçamento de TI das companhias neste ano está, em média, de 31% a 40% comprometido com investimentos em mobilidade. Entre os CIOs, 43% colocam as tecnologias móveis entre as cinco prioridades para 2013. Os dados são da pesquisa CIO Mobility Survey realizada pela Accenture com 413 executivos de 14 países. De acordo com o estudo, 79% dos entrevistados citaram a mobilidade como um fator gerador de receita. Entre eles, 84% esperam que essa tendência aumente significativamente as interações com os clientes e 83% acreditam que haverá impacto positivo nos negócios.

Com relação às capacidades específicas de mobilidade, 43% mencionaram como principais necessidades melhorias no trabalho de campo e nos serviços aos clientes com acesso, captura e processamento dos dados, instantaneamente. Em seguida, 36% citaram como exigência indispensável o engajamento do consumidor via dispositivos móveis, especialmente com transações comerciais por meio desses aparelhos (34%). Por fim, 29% disseram que precisam projetar, desenvolver e distribuir dispositivos que suportem aplicativos B2B (para negócios entre empresas).

Durante o ano que vem, quase metade dos CIOs (46%) disseram que pretendem fazer alterações no fluxo de trabalho para incorporar a mobilidade aos negócios. O impacto da web no fim dos anos 1990 foi usado como parâmetro de comparação por 73% dos consultados, ante 67% dos que responderam a pesquisa no ano passado, evidenciando o ganho de relevância da mobilidade.

“É encorajador que as empresas estejam adotando a mobilidade, mas elas precisam ir além, identificando as principais áreas para a implantação móvel”, disse Jin Lee, diretor da área de mobilidade da Accenture. “Em particular eles devem olhar para as áreas que irão crescer, como os dispositivos conectados, e realizar uma análise de lacunas e gaps para determinar como alcançá-los, ou melhor ainda, começar na frente”, completa.

Estratégia

Mais da metade das empresas pesquisadas (58%) tem uma estratégia móvel formal desenvolvida de forma moderada, e cerca de um quarto (23%) tem uma estratégia móvel formal avançada. Esse número está abaixo dos 31% do ano passado, o que sugere que a velocidade de adesão à tecnologia móvel está acelerando na medida em que as empresas são pressionadas a agir antes que tenham uma estratégia bem definida.

O Brasil está na terceira posição entre os mercados com estratégias móveis mais desenvolvidas, com 37%, atrás apenas de China (50%) e Itália (47%). A pesquisa identificou ainda que a gestão de dispositivo móvel (27%), colaboração (25%) e troca de conhecimento (23%) como as três principais características mais importantes para desenvolver uma estratégia de mobilidade.

Segurança

Segurança ainda é uma preocupação significativa e a interoperabilidade tem se tornado um problema cada vez maior, indicando que os sistemas existentes não foram construídos para serem móveis e devem ser transformados para poder avançar. Entre as preocupações mencionadas, está a segurança  no topo (45%), seguida da preocupação com o orçamento (41%) e falta de interoperabilidade com sistemas legados (31%). 

SEM COMENTÁRIOS

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

This site is protected by reCAPTCHA and the Google Privacy Policy and Terms of Service apply.

Sair da versão mobile