Foxconn e HP formam joint venture voltada à produção de linha de servidores para a nuvem

0

A Hon Hai Indústria de Precisão, divisão da Foxconn International Holdings (FIH) e principal fornecedora da Apple, e a HP, anunciaram nesta quarta-feira, 30, que firmaram acordo para a criação de uma joint venture. Sem revelar qual será o nome da nova empresa nem os termos financeiros envolvidos na operação, as companhias apenas declararam que a joint venture irá produzir servidores destinados a grandes provedores de serviços na nuvem.

Em comunicado, a HP diz que a nova linha de produtos irá atender especificamente os requisitos de computação dos maiores provedores de serviços na nuvem do mundo, oferecendo um baixo custo total de propriedade (TCO), escalabilidade e suporte. A nova linha também vai complementar o portfólio atual de servidores ProLiant da HP, incluindo o Moonshot.

Para a HP, especificamente, que continuará a fabricar seus próprios servidores, o movimento é uma aposta estratégica para tentar retomar o lucro, depois de ver suas vendas de hardware caírem mais que o dobro, conforme o The Wall Street Journal. Em fevereiro, a CEO da HP, Meg Whitman, chegou a comentar ao jornal americano que viu a venda do negócio de servidores da IBM — sua maior rival — à chinesa Lenovo como uma oportunidade para ganhar maior participação de mercado.

A fusão também representa uma estratégia da Foxconn para competir diretamente com a taiwanesa Quanta Computer, que fechou importantes contratos de produção de servidores nos últimos anos com o Facebook, Amazon e Rackspace. "A computação em nuvem está mudando radicalmente toda a cadeia de suprimentos para o mercado de servidores, na medida em que clientes apostam na demanda de soluções orientadas para a criação de valor", disse Terry Gou, presidente da Foxconn.

"Esta parceria reflete o modelo inovador de nosso negócio de servidores, onde a expertise da Foxconn, combinada à liderança de serviços da HP, nos permitirá ofertar uma mudança na economia de infraestrutura", acrescentou Meg Whitman.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

This site is protected by reCAPTCHA and the Google Privacy Policy and Terms of Service apply.