A inovação tem um método?

0

Em um curto espaço de tempo, o uso da tecnologia passou de complementar a indispensável: aumento do número de smartphones, carros conectados à internet, o crescimento do conceito Internet das Coisas. Estima-se que até 2020, cerca de 25 bilhões de coisas estarão conectadas à internet. Para acompanhar essa revolução da tecnologia, e ainda assim permanecerem competitivos e inovadores, alguns mercados da atualidade diversificam sua linha de produtos até duas vezes ao mês!

Mas como fazer com que essa mudança seja aceita no mercado, considerando a heterogeneidade do mesmo? Como garantir que os produtos atendam às necessidades atuais de diferentes culturas, gostos e padrões? Como prever necessidades ainda inexistentes, ou seja, vender algo que as pessoas ainda não sabem que precisam?

Conhecido como um método para inovação, o Design Thinking surgiu para proliferar a forma de pensar de um designer, como resposta para todos os tipos de problemas.

Trata-se de um método sem preconceito e democrático, pois não é necessário ter habilidades específicas ou ter uma formação elevada. Basta apenas ter vontade de resolver problemas e expor opiniões, sem se preocupar com o que os outros vão pensar. Dessa forma, aconselha-se que o grupo formado para desenvolver o método seja bem eclético, multidisciplinar, transformando diferentes visões de mundo e formações em ideias inovadoras e efetivas.

Usado por muitas empresas multinacionais e de vários seguimentos como varejo, software, educação, financeiro, o método é algo que veio para ficar, não se atendo apenas a uma inovação de caráter comercial, mas de caráter social.

É o caso da incubadora de bebês feita com partes de carros, a Neonurture. Por meio do processo de Design Thinking, mães, médicos, mecânicos e habitantes locais chegaram a uma solução para a alta taxa de mortalidade dos bebês: uma incubadora fabricada com partes de automóveis.

Mas como chegaram a essa solução? Simples. Uma das maiores carências dos países em desenvolvimento são as incubadoras. Isso se dá por dois motivos:

  1. Incubadoras novas são muito caras
  2. O conserto destes aparelhos é muito caro, pois quando quebram é difícil encontrar mão de obra especializada para consertar.

Levando em conta essas questões e indo a campo para entender mais a fundo o cenário dos países em desenvolvimento, chegou-se à conclusão de que um dos recursos de maior abundância disponíveis eram partes e peças de carros. Além dessa farta "matéria-prima", também era possível encontrar manutenção em praticamente toda esquina: os mecânicos de automóveis.

Assim, foi possível a confecção de um equipamento ao mesmo tempo sustentável e capaz de atender às necessidades desses países, pois fazia uso de matéria-prima farta e de fácil manutenção.

A partir do caso descrito, pode-se dizer que o método consiste em basicamente três passos, mapeados com post-its: imersão, ideação e prototipação, explicitados a seguir. Os post-its serão utilizados ao longo de todo o processo, pois para cada problema levantando na etapa de imersão, um post-it será usado para descrever a questão de forma simples. Para a etapa de ideação, um post-it trará uma ideia que solucione o problema, ajudando na visualização do caso como um todo.

O processo de imersão é quando se conhece a fundo as dificuldades, colocando-se no lugar das pessoas que as vivem. No exemplo da Neonurture, os conhecedores do método foram até os países em questão para entender o problema e conversar com as pessoas locais, em busca de um conhecimento aprofundado da situação.

A ideação, como o próprio nome já diz, é a parte de geração de ideias para os problemas levantados. Para cada problema, é pensada uma ideia para mitigá-lo. Depois de resolvidos todos, elabora-se uma ideia macro que contemple todas as outras. A partir daí, chega-se ao protótipo.

E é na prototipação que a ideia ganha forma, representada por folhas, revistas, cartolinas e papelão, possibilitando visualizar e remodelar, caso necessário, o que será construído.

Voltando às questões iniciais, podemos pensar sobre uma frase dita por Steve Jobs, na época CEO da Apple: "Muitas vezes, as pessoas não sabem o que querem até você mostrar para elas. Design não é somente o que se vê ou o que se sente. Design é como funciona".

A frase de Jobs exprime exatamente o que o Design Thinking promove: o design como uma funcionalidade pensada, não apenas um estereótipo. Dessa forma, é possível atender aos diferentes clientes, com suas diferentes necessidades, seguindo exatamente os três passos já citados, alcançando um produto inovador e até mesmo gerar uma demanda que antes não era prevista.

O Design Thinking é um meio, mas cabe às empresas aplicarem o método para atingir os seus clientes e objetivos. Como disse Tim Brown, presidente e CEO da IDEO, a empresa referência que promove o método pelo mundo: "Design Thinking é uma abordagem centrada no ser humano para a inovação, chamada de kit do designer para integrar as necessidades das pessoas, as possibilidades da tecnologia e os requisitos para o sucesso do negócio". Então, para inovar, eis a dica: pegue seu "kit do designer" e mãos à obra!

Referências:

[1] Martin, Roger L. (2010) Design de Negócios: por que o design thinking se tornará a próxima vantagem competitiva dos negócios e como se beneficiar disso, Rio de Janeiro: Elsevier.

Vivian Metzner, analista de Gestão de Produto da Unear.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

This site is protected by reCAPTCHA and the Google Privacy Policy and Terms of Service apply.