Publicidade
Início Blogueria Entenda a diferença entre prevenir e gerenciar vulnerabilidades

Entenda a diferença entre prevenir e gerenciar vulnerabilidades

0
Publicidade

Uma janela esquecida aberta durante a noite pode ser uma vulnerabilidade de segurança séria. Mas e se a janela esquecida aberta estiver no 20º andar? Nesse caso, é bem pouco provável que algum ladrão decida escalar o prédio para roubá-lo, logo, trata-se de uma vulnerabilidade de baixa criticidade, em que o maior perigo é a possibilidade de uma chuva molhar os móveis.

Por outro lado, se o local guardar algum objeto de altíssimo valor, talvez algum ladrão se disponha a escalar 20 andares para roubá-lo, aumentando o nível de criticidade da vulnerabilidade de segurança.

Isso mostra que, quando pensamos na proteção de residências, ou até de escritórios, não damos o mesmo tratamento a todas as vulnerabilidades de segurança. O mesmo vale para a segurança da informação. É preciso medir os riscos e a probabilidade de exploração de vulnerabilidades para determinar quais devem ser solucionadas imediatamente.

É virtualmente impossível prevenir toda e qualquer ameaça, por isso, os líderes de segurança precisam investir em uma estratégia de segurança que mantenha o equilíbrio entre prevenção, detecção e resposta, em que esses três aspectos desempenham funções essenciais para proteger os ativos corporativos e minimizar os riscos para o negócio.

Uma estratégia de segurança equilibrada de prevenção, detecção e resposta significa que é possível deixar algumas vulnerabilidades de lado para focar mais em detecção e resposta a incidentes. A questão, portanto, é conseguir priorizar. Para isso, as empresas precisam fazer um risk assessment e identificar as vulnerabilidades existentes para, então mitigar a vulnerabilidade versus o seu potencial de dano.

Detecção de ataques ou detecção de vulnerabilidades?

Quando a equipe de segurança foca em seu modelo de ameaças e passa a entender seus pontos mais críticos de exposição, fica mais fácil criar um conjunto de defesas e monitorá-las para identificar vulnerabilidades. A lógica é a mesma da detecção dos incidentes de segurança.

Todos os dias, profissionais de segurança recebem milhares de alertas que precisam de checagem. É impossível dar conta de todos eles, portanto, é mais benéfico focar naqueles que podem apresentar maior risco e que, se forem explorados, podem causar maior dano à empresa.

Para isso, é preciso levar em consideração o valor do ativo que contém a vulnerabilidade e determinar se há alguma ameaça associada a uma possível exploração dessa vulnerabilidade, entendendo o impacto financeiro que a empresa enfrentaria se a falha de segurança resultasse em uma violação de dados.

Mudança no papel do líder de segurança 

Se antes bastava investir em ferramentas de prevenção para proteger o perímetro, hoje as decisões dos líderes de segurança são muito mais complexas, pois envolvem a necessidade de fazer investimentos mais diversificados para garantir a proteção dos ativos corporativos.

As tecnologias de segurança também estão evoluindo para acompanhar a mudança no cenário de ameaças. Hoje, cada vez mais fabricantes investem no uso de big data e inteligência artificial para ajudar as organizações a construírem frameworks de segurança mais balanceados entre prevenção, detecção e resposta.

Diante deste cenário, são cada vez mais valorizadas as tecnologias capazes de identificar o comportamento normal de uma rede ou de um usuário, de analisar dados de múltiplas plataformas de maneira inteligente, de emitir alertas de segurança, e de disparar processos automatizados de resposta a incidente.

Os líderes de segurança podem usar os dados dessas plataformas para tomar decisões relacionadas à estratégia de proteção e aos investimentos em tecnologia, garantindo, assim, o equilíbrio entre prevenção, detecção e resposta.

Leonardo Militelli, CEO da iBLISS.

SEM COMENTÁRIOS

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

This site is protected by reCAPTCHA and the Google Privacy Policy and Terms of Service apply.

Sair da versão mobile