Publicidade
Início Blogueria Compliance: como a integridade e a ética dentro do ambiente corporativo impacta...

Compliance: como a integridade e a ética dentro do ambiente corporativo impacta no mercado

0
Publicidade

Manter-se líder no segmento em que atua é um dos grandes desafios de toda empresa na atualidade. Mas, para que isso de fato aconteça, é preciso buscar a resposta para a seguinte pergunta: o que fazer para estar à frente da concorrência em um mercado cada vez mais complexo e mutável?

A partir desta provocação, uma palavra pode ser o ponto de partida para respondê-la: compliance. Para quem ainda não a ouviu, ela tem origem no verbo inglês “to comply”, que significa cumprir, executar, agir de acordo com legislações, normas e regulamentos vigentes. E, embora muitas pessoas não saibam, ela faz parte do nosso dia a dia mais do que se possa imaginar.

O Código de Defesa do Consumidor, as regras que regulamentam a Segurança e a Saúde no Trabalho, as normas ISO, a legislação ambiental nas três esferas governamentais (municipal, estadual e federal) e todos os preceitos emitidos por agências e órgãos de regulação e fiscalização são alguns dos exemplos práticos de compliance.

No contexto organizacional, a expressão se propõe a ser uma vantagem competitiva justamente por fortalecer aspectos preventivos da gestão, atuando tanto no dia a dia administrativo quanto na promoção do que deve ser cumprido e respeitado. A prática, que tem grande destaque no mercado financeiro, contempla as práticas relacionadas à governança corporativa e ao gerenciamento de riscos. E vem se estendendo a diferentes segmentos públicos e privados.

Por estar diretamente ligado à gestão dos assuntos que envolvem a ética, missão e valores, o compliance busca o cumprimento de leis e políticas internas e externas e o apoio à implementação de novas metodologias. A sua adoção visa transformar princípios em atitudes, desempenhando um importante papel no fortalecimento dos processos de negócio.

Ele deve ser definido, estudado, conduzido e aprimorado de tal maneira que os riscos e as ameaças sejam monitorados, identificados, mensurados e suavizados. Tudo isso de forma estratégica e atrelado a um controle interno eficaz e eficiente.

No entanto, para que o processo de implementação do compliance tenha o êxito desejado, algumas orientações devem ser seguidas. São elas: conhecer a fundo as normas, estar atento ao cumprimento dos procedimentos internos e disseminar a cultura do respeito às regras, padrões éticos e de conduta moral da instituição; fazer o que é correto (em termos de comportamento institucional), sem a ocorrência de nenhum desvio; e preservar a imagem da empresa perante o mercado – isso é primordial para evitar impactos negativos à maneira como as pessoas veem e percebem o negócio, o que pode resultar na perda de rendimento dos colaboradores e o consequente declínio da base de clientes.

Todos, sem exceção, devem abraçar o compliance no ambiente corporativo. Afinal, um programa com este objetivo é de extrema importância para aprimorar os processos internos, promover a harmonia e contribuir para uma gestão transparente e responsável, que busca não apenas a conquista de resultados assertivos, mas, principalmente, a sua consolidação perante o mercado.

Juliana Ribeiro Soares, gerente de Compliance do pag!

SEM COMENTÁRIOS

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

This site is protected by reCAPTCHA and the Google Privacy Policy and Terms of Service apply.

Sair da versão mobile