Publicidade
Início Notícias Gestão CPTM investe em soluções da Autodesk para reestruturar e modernizar serviços e...

CPTM investe em soluções da Autodesk para reestruturar e modernizar serviços e operações

0
Publicidade

A CPTM (Companhia Paulista de Trens Metropolitanos) escolheu a aplicação do BIM (Building Information Modeling), que é uma metodologia que envolve hardware, software e profissionais, para gerar modelos tridimensionais com o máximo de detalhamento, e assim, reduzir desperdício de tempo e até investimento nas obras. 

Já na fase de projeto, a tecnologia BIM possibilitou a concepção de um projeto construído em modelo parametrizado, que permite visualizar volumetria, estimar custos, quantificar e qualificar os materiais aplicados, observando e ajustando questões ambientais e outros itens de projeto. O pacote de software utilizado nesse processo inclui as soluções para Infraestrutura da Autodesk.

A companhia de trens metropolitanos criou internamente um núcleo BIM com cerca de 60 especialistas dedicados e que puderam começar a articular a metodologia, revisão de padrões e possíveis impactos. Ao longo do desenvolvimento dos cinco projetos de adaptação de acessibilidade em estações que foram elaborados internamente, entre os anos de 2016 e 2017, as equipes envolvidas adquiriram experiência e puderam aplicar na prática os conceitos aprendidos nas etapas anteriores de treinamento e projetos piloto.

Esses cinco projetos resultaram nas primeiras contratações de obra a partir de projetos desenvolvidos inteiramente dentro do Processo BIM na empresa, e as empresas contratadas para a realização das atividades terão que atualizar o modelo fornecido, no que está sendo chamado de “As-Built em BIM”.

As obras das estações Ribeirão Pires, Rio Grande da Serra e Mogi das Cruzes já foram concluídas, e as da estação Jaraguá iniciadas no final de fevereiro. Encontram-se em fase de contratação as obras para a estação Várzea Paulista.

“O projeto em BIM otimizou o nosso tempo gasto em pelo menos 30% do tempo. Além disso, não precisamos ir a campo com a mesma frequência de antes para fazer e refazer medidas, traçados e muito menos ter que interromper a circulação das pessoas. O que antes demorava cerca de 1 mês, agora conseguimos fazer em 1 ou 2 dias e com muito mais assertividade, já que podemos provisionar vários cenários”, afirmou Eduardo Tavares, Gerente de Projetos da CPTM.

O BIM para infraestrutura de transportes tem sido uma realidade cada vez maior dentro do campo de desenvolvimento de projetos e construção, entre os principais benefícios estão os ganhos de agilidade, assertividade, qualidade e redução de custos, item significativo principalmente em grandes obras com custo elevado.

A modelagem da primeira etapa também poderá servir de base para outros projetos. Com o mapeamento feito, é possível fazer novos estudos para analisar áreas, impactos, desocupações, etc. “O BIM permite que as tomadas de decisões e estudos fiquem mais precisos. E assim é possível diminuir custos, já que a solução consegue antecipar possíveis falhas e evita obras desnecessárias, além de avaliar a compatibilidade dos projetos ao plano de implantação”, completou Pedro Soethe, especialista técnico da área de Arquitetura, Engenharia e Construção (AEC) da Autodesk no Brasil.

O próximo passo da CPTM é utilizar o BIM para o acompanhamento das obras. Para isso, alguns integrantes das equipes de obra já foram treinados ao longo do ano passado. “Estamos abrindo caminho para, num futuro não muito distante, introduzir o BIM para as áreas operacionais e de gestão de ativos”, concluiu Eduardo.

SEM COMENTÁRIOS

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

This site is protected by reCAPTCHA and the Google Privacy Policy and Terms of Service apply.

Sair da versão mobile