Irã quer criar internet fechada

0

Com o objetivo de criar uma versão da internet que não mostre insatisfações com o governo ou informações ideologicamente contrárias ao regime, o Irã planeja criar sua própria web, o que pode, como efeito, representar o fim do uso da rede mundial naquele país. A meta do governo com a iniciativa é controlar os conteúdos aos quais a população tem acesso.
Segundo informações do The Wall Street Journal, a medida representa uma "nova e agressiva forma de censura". O governo iraniano vê o projeto como uma maneira de acabar com a luta pelo controle da internet, segundo observadores da política iraniana, dentro e fora do país.
Além disso, a internet nacional representa uma forma de reduzir custos para os consumidores e de defender os chamados "códigos morais islâmicos". De acordo com o projeto em gestação no governo, 60% dos domínios de internet pessoais e de empresas seriam novos, da rede interna, no prazo de um ano. Depois, seria estendido para todo o país, em dois anos, segundo explicou o diretor do instituto de pesquisa do ministério das telecomunicações do Irã, Reza Bagheri.
Ali Aghamohammadi, chefe de assuntos econômicos do Irã, disse que a nova rede, num primeiro momento, irá operar em paralelo com a internet mundial, em que bancos, ministérios e grandes empresas continuarão a ter acesso regular à rede. Eventualmente, disse ele, a rede nacional poderá substituir a internet global, no Irã, assim como em outros países islâmicos.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

This site is protected by reCAPTCHA and the Google Privacy Policy and Terms of Service apply.